O que é educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 53ª reimpressão: Ed. Brasiliense ( Coleção Primeiros Passos), 2007.
Segundo Brandão, não existe uma forma única de educação e a escola não é oúnico lugar onde ela acontece. As pessoas convivem juntas e transmitem saberes umas as outras. Portanto, a educação está presente em todos os níveis sociais e é resultado da ação do meiosociocultural sobre as pessoas. Isso os gregos nos ensinaram, mas parece que já esquecemos.
A Educação pode ser imposta por um sistema centralizado de poder que usa o saber para dominar e acentuar asdesigualdades sociais. Vivemos numa ordem social complexa, o modo de produção capitalista que determina tudo, inclusive a educação que passa a ser um instrumento a serviços dos interessespolíticos e nesse contexto a educação é uma mercadoria que se compra e vende para o "uso próprio ou de grupos reduzidos" e também vale como ferramenta de controle das pessoas.
A educação também podeviabilizar a mudança social. Nesse contexto de transformações rápidas que vivemos hoje, precisamos de uma "Educação Permanente" o que implica na necessidade de constante aperfeiçoamentoprofissional a fim de que o individuo se torne "mestre da sua práxis". Porém, nas sociedades capitalistas tudo se faz em nome da reorganização da vida social e de acordo com o aumento dos lucros dasempresas.
O homem não tem como escapar da educação "porque ela é inevitável" (p. 98–99). Ela revela as relações de poder presentes em uma sociedade em determinado momento histórico. E nestecaso, entre outros, a educação pode ser utilizada pelos privilegiados como instrumento de dominação sobre as classes subalternas. Porém, os indivíduos oprimidos podem buscar mudanças, procurandoexercer um "trabalho de construir um outro tipo de mundo. (p.99) e, segundo Brandão isso fica evidente quando o povo cria resistência a "invasão de educação e do saber "de fora da classe"
tracking img