CULTURA E DIVERSIDADE:
 A preocupação com a cultura é um fato permanente da humanidade. Todos querem entender os caminhos que levaram as civilizações a se constituírem, bem como, entender, a partirdaí, as perspectivas futuras de relacionamento entre elas.
Os contatos entre diferentes grupos marcaram as civilizações ao longo da história promovendo as transformações culturais tanto pelosmovimentos internos quanto pelos conflitos internos.  Portanto, sempre que pensamos em cultura temos que considerar a multiplicidade e a riqueza dos seus elementos, a realidade dos grupos e ainda ascaracterísticas que os unem e os diferenciam. Tudo isso expressa o que sintetizamos como cultura.
A lógica interna de cada realidade cultural é traduzida nos costumes, nas formas de habitação, no vestuário,no trabalho e em tantas outras expressões.
Quando entendemos as diferenças entre os grupos como questões culturais passamos a compreendê-los de forma ampla e menos preconceituosa o que enriquece asrelações humanas. As ações do grupo sempre têm um sentido quando historicamente contextualizadas.
Temos que considerar também que as diferenças culturais ficam evidentes por efetuarmos comparaçõesentre elas. Se adotássemos outra postura, se não tomássemos por referência um modelo cultural, não perceberíamos as diferenças nem haveria motivos para tentar entendê-las.
Outra reflexão que a análisesobre a cultura nos permite é a visão de nós mesmos como seres sociais. A partir da percepção de outras culturas podemos ampliar nossa visão enquanto membros de um grupo social, as razões da realidadesocial onde estamos inseridos, como ela é mantida e a possibilidade de transformá-la.
Mais questões importantes relacionadas à cultura podem ser entendidas a partir da forma ou da tendência do grupoem utilizar e modificar os recursos naturais disponíveis. Assim, territórios idênticos foram ocupados por populações diferentes dando origem a culturas e civilizações com características próprias e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). O que é cultura - resumo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Que-%C3%A9-Cultura-Resumo/193905.html

MLA

"O que é cultura - resumo" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Que-%C3%A9-Cultura-Resumo/193905.html>.

MLA 7

"O que é cultura - resumo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Que-%C3%A9-Cultura-Resumo/193905.html>.

CHICAGO

"O que é cultura - resumo." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Que-%C3%A9-Cultura-Resumo/193905.html.