O que é cultura - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILLITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

NATTANAEL COSTA DA SILVA

O QUE É CULTURA?
UMA RESENHA INTELIGÍVEL

Feira de Santana
2012

NATTANAEL COSTA DA SILVA

O QUE É CULTURA?
UMA RESENHA INTELIGÍVEL

Resenha apresentado à disciplina Metodologia do trabalho cientifico, do curso Comunicação Social com Habilitaçãoem Publicidade e Propaganda, Unidade de Ensino superior de Feira de Santana, como requisito parcial para aprovação no semestre 2012.2.
Professora Ms.Ana Paula

Feira de Santana
2012

Quando se toma contato com esta pergunta parece que a resposta é claramente obvia, toda via o autor José Luiz dos Santos brasileiro formado emciências sociais e antropologia nas Universidades de São Pulo, Estadual de Campinas e de Londres, há vários anos professor de Antropologia na Unicamp, tendo passado alguns períodos no museu Paraense Emilio Goeldi e no museu do Índio. Traz detalhadamente abordagens precisas sobre o tema, mudando a visão que temos pelo assunto, Abordaremos agora algumas ideias do autor que inicia seu discursoabrangendo cultura como tudo aquilo que caracteriza uma população humana, e nesse caso com duas possibilidades de relacionarmos culturas entre si. Primeiro pensa-se em hierarquizar essas culturas segundo algum critério, e na segunda possibilidade de relacionar diferentes culturas, nega-se que seja viável fazer qualquer hierarquização, ou seja, no primeiro usa-se a produção material para avançar sobreoutras culturas e povos e a segunda argumenta que cada cultura tem seus próprios critérios de avaliação. O autor ainda procura analisar os principais focos de confusão expandindo a discussão no intuito de esclarecer por que as culturas variam tanto e quais os sentidos de tanta variação.
Santos relata na obra diferente entendimentos sobre cultura e aborda duas concepções básicas que através delaspodemos localizar um conjunto comum de preocupações. A primeira dessas concepções preocupa-se com todos os aspectos de uma realidade social. Assim, cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. Podemos assim falar na cultura francesa ou na cultura xavante. Embora essa concepção de cultura possa ser usada demodo genérico, ela é mais usual quando se fala de povos e de realidades sociais bem diferentes da nossa. Vamos a segunda concepção de cultura. Neste caso, quando falamos em cultura estamos nos referindo mais especificamente ao conhecimento, ás ideias e crenças, assim como às maneiras como eles existem na vida social. Observem que mesmo aqui a referência à totalidade de características de umarealidade social presente, já que não se pode falar em conhecimento, ideias, crenças sem pensar na sociedade à qual se referem.
O autor alerta ainda aos leitores de que ambas as concepções levam muitas vezes a que se entenda a cultura como realidade estanque, parada, porem as culturas humanas são dinâmicas. O que ocorre é que há uma ênfase especial no conhecimento e dimensões associadas. Entendemosneste caso que a cultura diz respeito a uma esfera, a um domínio, da vida social. Contam-se inúmeras definições de cultura, mas compreendendo o livro podemos nos valer de certos procedimentos para chegar a um conceito comum. Nunca é de mais ressaltar que nenhum grupo no interior de uma sociedade tem uma cultura autônoma ou isolada, não há sentido em ver a cultura como um sistema fechado. Éimportante insistir, no entanto em que o equivoco está na maneira de tratar cultura, e nem sempre nos temas e preocupações que essas maneiras revelam, enfim o texto relata que a cultura é o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade. Ao ter total contato com o artigo percebe-se então que o texto trata de como a cultura tem diversas ramificações, diversos...
tracking img