O que é comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Critica: O que é comunicação

O escritor começa o livro falando da comunicação em 04 ambientes diferentes: São eles, o estádio de futebol, a câmara dos deputados, a feira livre e porúltimo à hora da novela, são ambientes diferentes porém que falam da comunicação existente entre ambos, é a comunicação referente ao homem social e como uma necessidade básica do ser humano de sesociabilizar e gerar a comunicação, nesta parte do livro ele sugere que a comunicação e a sociedade se completam. (dize-me como é tua comunicação e te direi como é a tua sociedade pag. 17) cada sociedade tema comunicação que merece.
De forma breve e objetiva Bordenave aborda ao mais variados tipos de comunicação, pelos quais passamos durante um dia. Desde o momento que acordamos até a hora de dormir,fala do inicio da comunicação quando surgiu a linguagem oral até a evolução dos dias atuais com toda a tecnologia existente, dos códigos de comunicação em diferentes culturas, a divergência culturaltornando dificultosa a comunicação, segundo consta na pág56 .
Na pág 64 como um signo “significa”, ele aborda a denotação dos signos terem um poder significativo e um papel importante na realidadeconcreta do homem. A conotação dos signos como criação de novas realidades capaz de despertar os sentimentos mais íntimos do ser humano. Aqui os signos se confundem com o ser humano.
“Em “os doiscumes da linguagem” um dos capítulos do livro, o autor cita que uma palavra proferida, pode construir como também pode destruir, e uma vez dita não se pode voltar atrás,” por isso que antes de falar ébom pensar bem porque as palavras têm poder.
“O poder da comunicação e a comunicação do poder” abrange as várias formas de se manipular a informação, é a comunicação dirigida, a comunicação limitadae a comunicação constrangida, ela está sendo dirigida, quando se manipula por imposição ou proibição de certos conteúdos,limitada quando se tem o interesse de manter as pessoas na ignorância, e...
tracking img