O que é comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO
“O que é Comunicação”

O Meio Ambiente Social da Comunicação

Perguntar-se o que é comunicação pode ser a questão mais importante do “Homem social”. Nas décadas de 50 e 60 o conhecimento se desenvolveu muito na parte econômica, poluição, trânsito, e em 70 começou-se a dar importância ao fato de se estar rodeada pelo meio ambiente social e com os demais mantéminterdependência.
A comunicação é tão importante, que deixa sua mente ampla para os primeiros passos a sua inteligência e suas atividades de compreensão na sociedade. Ela está em qualquer lugar em que tenha um emissor com alguma mensagem para seu receptor.
A comunicação pode estar presente até sem que a gente perceba, por exemplo, aquele silêncio que fica na sala das casas na hora da novela, também é um meioambiente social de comunicação por se comunicarem com a fantasia, sendo chamada até de magia a domicílio, porque consegue fazer com que as pessoas saíam de seu mundo e entrem em outros mundos, viajando no pensamento.

Comunicação e Socialização

A comunicação foi o canal pelo qual os padrões de vida de uma cultura foram transmitidos para a sociedade como familiares, amigos etc.
A cultura éensinada pela comunicação e o convivo com pais e todos aqueles ao seu redor. Em um dia normal ou corrido, perdemos a noção de quantos atos de comunicação fazemos do momento em que levantamos da cama e voltamos a deitar para dormir quando o dia acaba como um simples bom dia até uma simples boa noite.
“Segundo o autor, pessoas que foram impedidas de se comunicarem durante longos períodos, enlouqueceramou ficaram perto da loucura. A comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social” (p. 19).

Os meios de Comunicação em nossas vidas

Os meios de comunicação podem em algumas vezes influenciar os nossos modo de agir e isso pode acontecer tanto para o lado positivo como para o negativo.

Do Grunhido ao Satélite

No início não se sabia como os ser humanos se comunicavam,se eram por gestos, como eram os gestos e movimento de animais. Muitos discutem que a linguagem veio de sons de natureza e de animais, e também barulhos feitos por objetos. Ao tentar estudar esses modos das primeiras comunicações surge o signo, ou seja, o significado, que quando associamos alguma coisa à outra, esta é a grande base para se comunicar. Surge também a gramática, que é toda aestrutura dos signos de forma organizada e padronizada, para que se tenha uma maneira onde todos entendam a mensagem de forma padrão. Isso é necessário, pois se cada humano tivesse a sua gramatica seria de difícil compreensão. Com o tempo foram se solidificando as maneiras de se compreender a linguagem utilizando as regras: interrogativo, imperativo, tempos verbais, adjetivos etc.

Vencer o Tempo e aDistância

A linguagem oral é a primeira forma organizada de comunicação humana, porém este meio apresenta duas limitações: não ter um longo alcance e a falta de permanência. Os homens começaram a desenhar primitivamente em cavernas, para tentar fixar ou transmitir a expressão ou ideia. Resolvendo então o problema de alcance para as longas distâncias, utilizaram gongo, sinais de fumaça, berranteetc., porém a solução mais eficaz foi com a invenção da escrita no século IV A.C. as mensagens escritas poderiam ser transportadas facilmente, com a evolução da escrita surge o pictograma (um objeto representando o objeto a ser transmitido) e a ideográfica (quando um conjunto somente de desenhos passava a mensagem). Com o passar do tempo os homens percebem que a comunicação usava fonemas curtos, eao invés de usar signos poderiam usar as unidades de som, logo surge a escrita fonográfica. A partir disso, com os sons curtos emitidos deu-se o nascimento das letras, como A, B, C. Mesmo com a criação do alfabeto demorou muito tempo para que a linguagem escrita ficasse acessível para o povo.

Os Meios de Comunicação

Junto com a evolução das comunicações, e com a criação da tipografia...
tracking img