O que é clusters

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é um Cluster?

Um cluster, no mundo da indústria, é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes.Este conceito foi popularizado pelo economista Michael Porter no ano 1990, no seu livro Competitive Advantages of Nations ("As vantagens competitivas dasnações").
No mundo existem diversos clusters industriais ligados a sectores como o automóvel as tecnologias da informação, turismo, industria audiovisual, transporte, logística, agricultura ou pesca entre outros.
Exemplos de clusters são Silicon Valley, na área da Califórnia (Estados Unidos) onde se concentram um grande número de empresas de tecnologia (microelectrónica, tecnologias da informação ebiotecnologia) ou o Kista na Suécia.
A cooperação entre empresas tem, no ultimo ano, proliferado por variadas áreas de negocio. De forma resumida podemos agrupar as razões e motivações principais em dois grandes grupos:a necessidade de conseguir maior flexibilidade e por outro lado a procura de maior eficiência na satisfação de uma oportunidade temporária.
Este fenómeno tem tido uma maior evolução naspequenas e medias empresas com limitada disponibilidade de recursos (financeiros, tecnológicos, produtivos, humanos) e com actividades complementares.
Em geral a cooperação entre empresas pode ser de dois tipos:

Cooperação Horizontal: Envolve geralmente acordos de longo prazo entre empresas do mesmo sector que originam as denominadas “alianças estratégicas”;

Cooperação vertical: Envolvediferentes entidades da cadeia de fornecimento, nomeadamente, fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes.

Na literatura da economia têm sido utilizados vários nomes para designar a aglomeração de empresas de uma indústria ou de indústrias relacionadas.
Por isso, este texto visa definir os conceitos com maior rigor, nomeadamente,
os conceitos de cluster industrial, clusterregional, distritos
industriais e rede de negócios.

1. cluster industrial
De acordo com Porter 1990, um cluster industrial é um conjunto de indústrias relacionadas por uma atuação comprador-vendedor ou vice versa, ou pelo emprego de tecnologias comuns ou a adopção dos mesmos canais de distribuição, ou ainda pelo emprego das mesmas bolsas de emprego.
Em Freire (1997) este conceito é apelidado decluster setorial e definido como sendo uma fileira de indústrias (leia-se empresas) relacionadas entre si através de laços verticais ou horizontais (relação cliente-fornecedor de inputs da fileira – relação vertical - ou outro valor acrescentado relevante para o negócio, trazido por indústrias
relacionadas – relação horizontal), e que se assemelha a uma rede de alianças estratégicas, num dadonegócio.

2. cluster regional
Para Enright 1992 e 1993, um cluster regional é um caso particular de um cluster industrial, no qual as empresas se localizam numa elevada proximidade geográfica. Por isso, uma definição mais formal diria que um cluster regional é uma aglomeração de indústrias da mesma indústria ou de indústrias relacionadas.

3. distritos industriais
Outros autores (Brusco1992, Piore e Sabel 1984, Becattini 1987 e 1989, Goodman e Bamford 1990, e Pyke, Becattini e Sengenberger 1992) têm usado este conceito para revelar um carácter ainda mais local dos aglomerados industrias, cujo padrão é mais frequente encontrar na economia italiana. E podemos defini-los como aglomerados de
empresas envolvidas em processos de produção interdependentes, muitas vezes a actuarem namesma indústria ou até no mesmo segmento industrial, que estão inseridas na comunidade local e se delimitam por uma distância acessível por deslocações diárias (Sforzi 1992).

4. rede de negócios
Uma rede de negócios consiste numa plêiade de firmas ligadas por sistemas de comunicação que interagem continuamente, com um certo grau de interdependência operacional, mas que não carecem de...
tracking img