O que é antropologia, suas principais correntes teóricas e o seu papel no direito

FACULDADE UNIRG
CURSO DE DIREITO











RESUMO CRÍTICO
O que é Antropologia, suas principais correntes teóricas e o seu papel no Direito













AntropologiaJurídica


Gurupi
2008

Introdução

A Antropologia, apesar do pouco tempo como ciência formal, conquistou seu espaço entre as ciências pela abrangência de seus estudos sobre o se social. Ao proporo conhecimento completo do homem, a Antropologia, enquanto ciência, se caracteriza pelo tríplice aspecto: Ciência Social, Ciência Humana e Ciência Biológica. Não destarte, o interesse da Antropologiaestá no homem por completo – o ser sociável, o ser histórico/cultural e o ser biológico – inserido num determinado tempo/espaço. Com efeito, esse homem com expressão global é o objeto de estudo daAntropologia.
A evolução da Antropologia como ciência desenvolveu-se em consonância com a própria evolução das Ciências Humanas. Nesse sentido, as diversas temáticas de pesquisas forneceram um cenáriodiversificado de teorias e métodos de pesquisa. Diante das especialidades de discussão, a Antropologia se organiza em duas grandes áreas de estudo: Antropologia Física ou Biológica e a AntropologiaCultural.

Antropologia Física

A Antropologia Física tem com principal motriz as teorias evolucionistas. Não é por acaso que visa compreender o processo evolutivo pelo qual se originaram oshomens modernos, dando ênfase nos aspectos biológicos e físicos referentes a este processo. Esse viés do estudo antropológico objetiva compreender a adaptabilidade e variabilidade observável na humanidade.Antropologia Cultural

A Antropologia Cultural/Social busca compreender a alteridade sócio-cultural, ou seja, a apreensão da visão de mundo expressa pelos comportamentos, mitos, rituais,técnicas, saberes e praticas das sociedades.
Nos seus primórdios, a Antropologia Cultural esteve intimamente ligada aos interesses do Estado, justificando e orientando práticas colonialistas. Essa...