O que é administrar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Administrar é Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, exatamente nesta ordem, pois ninguém organiza algo que não foi planejado, muito menos controla o que não foi organizado, e por ai vai. Alémdisso, a Administração tem a importante e difícil missão de antecipar as ações da concorrência, reagir quando esta age, estar “plugado” no mundo da informação, ser visionário mas ter os pés no chão.Somente desta forma, uma empresa, como uma Escola, Hospital, Creche, Fábrica etc, pode sobreviver e assim garantir não só sua sobrevivência mas também o emprego de centenas de pessoas (empregados,prestadores de serviço, fornecedores...), a educação, a saúde, bens móveis e outros tão necessários ao dia-a-dia das pessoas.
O Planejar não pode ser uma coisa simples que busca resolver problemaspresentes ou causas passadas. É necessário tentar prever o futuro o mais longe possível. Um planejamento eficaz é aquele que busca uma Meta para a instituição, que explicite “onde queremos chegar” e “comodevemos chegar lá”, daqui a 5, 10, 15 anos.
No mundo de hoje, não há espaço para o empirismo ou “achismo” – Acho que deveria ser assim – As ações devem ser baseadas em dados concretos, estudos, relatosdo passado e visão de futuro, tudo isso regrado com cautela, porém com uma dose de audácia, pois somente sendo pró-ativos é que estaremos à frente das expectativas de nossos clientes e concorrentes,muitas das vezes até surpreendendo a nós mesmos.
Não nos assustemos com algumas expressões técnicas ou modismos que vêm e vão. Devemos, sim, buscar entender e adaptar-nos a cada realidade. Nãoexiste fórmula mágica, ou receita de bolo para problemas. Ignorar por “achar” que não é da nossa área ou porque simplesmente não tem interesse, é um enorme erro, uma grande falha. Conhecimento não ocupaespaço e só ajuda a refletir e a encontrar conclusões mais acertadas. O novo assusta, a mudança assusta, mas temos que ter a coragem de assumir nossas limitações (o medo, o desconhecimento de causa, a...
tracking img