O que é administração financeira e orçamentária e tipos de negócio.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1
Aula-tema: O que é administração financeira e orçamentária e tipos de negócio.
Passo 1: Elaborar um texto de uma página sobre o que é Administração Financeira.
É a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada a Administração, Economia e a Contabilidade.
O principal papel do Administrador Financeiroé o de cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas.
A administração financeira usa de aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio. Mais especificamente, ao usar o valor presente líquido (fluxo de caixa futuro, descontando o valor presente menos os custosoriginais) para medir a rentabilidade. Ao tentar atingir este objetivo o administrador precisa aplicar o balanceamento entre o risco e o retorno.
Por intermédio do preço da ação ordinária podemos verificar a riqueza de uma organização. Quando o preço de uma ação aumenta, diz-se que a riqueza de seus acionistas também aumenta.
A partir de análises financeiras o administrador tem condições de tomardecisões corretas no momento correto, para que dessa forma consiga atingir sua meta principal que é a de alavancar a organização.
Para que isse seja possível é necessário que o administrador se envolva com as mudanças que ocorrem frequentemente no campo das finanças, que se mantenha sempre atualizado com o cenário interno e externo da empresa e dessa forma consiga atingir os objetivos desta.Outro ponto que o administrador não pode esquecer é em relação à contrução da imagem da empresa. A ideia é dirigir a atenção dos investidores para as áreas mais atraentes do empreendimento para que apartir daí consiga uma melhor valorização deste.
É importante salientar que a maximização do lucro é um objetivo de curto prazo, que, aliás, é menos importante que a maximação da riqueza. Devemosficar sempre atentos a esta questão, pois com o intuito de redução de custos o administrador pode optar por mão-de-obra ou equipamentos mais baratos que em princípio podem parecer opções úteis, mais que num futuro próximo podem acarretar em prejuízos, como por exemplo, perda de qualidade dos produtos fabricados ou equipamentos exigindo reparos constantes.
Passo 2 – Elaborar uma tabela, com os trêsdiferentes tipos de sociedades, detalhando as caracterísitcas de cada uma, bem como as vantagens e desvantagens da escolha de cada uma delas.

FIRMA INDIVIDUAL

É aquela em que a titularidade é unipessoal e a responsabilidade do seu titular é ilimitada, respondendo o seu patrimônio pelas dívidas da empresa. É a forma mais antiga de organização pertencente a apenas uma pessoa.

VantagensDesvantagens
* Facilidade no processo de constituição, pois não requer a aprovação de nenhum órgão regulador; * O proprietário é responsável por toda a dívida da firma;
* Método de taxação direto para a firma individual. * Não pode utilizar mercados de capitais organizados para captar o capital necessário.

SOCIEDADES POR COTAS

Com essa forma jurídica, a empresa deverá ser constituída por nomínimo dois sócios, e, dependendo de sua atividade poderá ser uma Sociedade Civil (S/C), ou Sociedade Comercial.
A sociedade civil dedica-se exclusivamente à prestação de serviços, e, tem seus documentos registrados no cartório de Títulos e Documentos.
As sociedades Civis são reguladas pelo código civil, e não estão sujeitas a falência.
A Sociedade Comercial pratica a venda mercantil (compra evenda) enfim o Comércio.
As quotas representam a participação de cada sócio no capital social da empresa

Vantagens Desvantagens
• Responsabilidade limitada dos sócios; • Restrições na transmissão das participações socais;
• Capital mínimo reduzido. • Não podem aceder a mercados financeiros.
SOCIEDADES POR AÇÕES

A sociedade anônima ou por ações, também conhecida por companhia, possui...
tracking img