O puritanismo norte-americano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PURITANISMO NORTE-AMERICANO

No século XVI os ingleses iniciaram a colonização da região que hoje compõe os Estados Unidos da América. Os primeiros colonos não eram um grupo homogêneo, mas simpertenciam a diferentes grupos sociais e religiosos: os quakers da Pensilvânia, os puritanos da Nova Inglaterra, os assentadores em busca de ouro de Jamestown e os prisioneiros da Geórgia vieram aonovo continente por uma grande variedade de razões, e criaram colônias com diferentes estruturas políticas, sociais, religiosas e econômicas.
Os puritanos da Nova Inglaterra eram formados por umacomunidade de protestantes radicais tinham em sua teoria politica uma forte influencia religiosa. Na nova terra os colonos sofreram de fome, frio, doenças e no primeiro inverno muitos morreram. Noverão seguinte os sobreviventes comemoram a boa colheita que tiveram o “Thanksgiving”, uma celebração solene que é lembrada pelos americanos até os dias de hoje.
A colônia era organizada politicamentepor um governador e um conselho que eram reeleitos a cada ano por toda a comunidade, regida por leis rígidas ao que se referia ao adultério e a fornicação principalmente. Os puritanos baseavam-se emleis bíblicas, e eram extremamente rigorosos em suas penas principalmente para aqueles que eram acusados de blasfêmia, feitiçaria, adivinhação, homicídio, pederastia, latrocínio, conspiração eadultério.
Os colonizadores procuravam estabelecer uma ordem politica e social com base na disciplina religiosa, muito enraizada na cultura. Os pontos negativos que os pioneiros tiveram por seguir essaestrutura foram: a falta da liberdade individual; a submissão da mulher o fanatismo; o medo; o preconceito e a rigidez moral. Mais todos esses pontos foram relevantes pensando no bem estar geral e nãoindividual.
Esse conceito de vida adotado pelos puritanos gerou uma sociedade que o homem tinha a necessidade de ter seus instintos animais controlados, mais a religião também pregava a...
tracking img