O Psicólogo no hospital geral: estilos e coletivos de pensamento
A abrangência do psicólogo no âmbito hospitalar tem aumentado em participação nos últimos anos, sendo assim a mescla de psicologiae saúde ganhou força, contudo, para pôr em prática suas atribuições, o psicólogo necessita aprimorar seus métodos, adaptando seu modo de trabalho às circunstâncias encontradas no local no qualdesempenhará seu trabalho.
O profissional pode atuar também com a saúde médica, além da saúde psíquica inerente as suas qualificações. Enfim, pode-se atuar em várias vertentes, apesar das dificultadasapresentadas na maioria dos casos. Nessas especialidades encontramos várias modalidades nas quais o Psicólogo atua.
Na psicologia Hospitalar, levam-se em conta alguns fatores, pois as questõespsicossomáticas estão inseridas no processo. Podemos citar alguns pontos recorrentes como por exemplo o alcoolismo, envenenamentos, depressão decorrente de problemas físicos, gestantes com gravidezproblemática, enfim, tentam restabelecer a saúde mental de pacientes que de alguma forma não estão saudáveis mentalmente.
A Psicologia, hoje, é uma realidade dentro das instituições que cuidam da saúde,abrangendo desde o processo preparatório a uma intervenção cirúrgica ao pós operatório, onde o paciente pode sofrer desde uma depressão até uma tentativa de suicídio, dentre tantas possíveis ocorrências. Naabordagem, o psicólogo pode tentar demonstrar ao paciente, que ele é um universo em desenvolvimento, com potencial imenso, e que o fato de estar doente serve apenas para adiar tal etapa, tal evolução.Esse fato, têm levado alguns profissionais do consultório para atuarem em uma área maior, com grande apelo social, onde podemos citar a Psicologia Hospitalar , analisando todo o contexto que envolvetodas as fases a qual o paciente está ou será submetido, prestando-lhe um suporte, sobretudo, psicológico.
Sobre esse prisma, sabemos também que há muito que se desenvolver nesta área, pois, como... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 10). O Psicólogo no Hospital Geral. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Psic%C3%B3logo-No-Hospital-Geral/39234640.html

MLA

"O Psicólogo no Hospital Geral" TrabalhosFeitos.com. 10 2013. 2013. 10 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Psic%C3%B3logo-No-Hospital-Geral/39234640.html>.

MLA 7

"O Psicólogo no Hospital Geral." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2013. Web. 10 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Psic%C3%B3logo-No-Hospital-Geral/39234640.html>.

CHICAGO

"O Psicólogo no Hospital Geral." TrabalhosFeitos.com. 10, 2013. Acessado 10, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Psic%C3%B3logo-No-Hospital-Geral/39234640.html.