o provlema previdenciarii no brasil

643 palavras 3 páginas
O problema do sistema previdenciário no Brasil

O sistema brasileiro de previdência e regido pelo modelo de repartição, na qual a população economicamente ativa contribui para que os benefícios sejam pagos a população inativa.
Este modelo funciona bem quando temos uma população com maior numero de jovens e bons níveis de emprego, porém a quantidade de pessoas na terceira idade vem aumentando nos últimos anos alem de outros fatores como além das aposentadorias o sistema previdenciário e responsável pelos seguros como o seguro desemprego o auxílio reclusão entre outros. Tornando assim o sistema insustentável a longo prazo e uma crise a curto prazo já que a quantidade de contribuintes não arrecada o bastante para arcar com o ônus do dispêndio previdenciário. Existem outros tipos de modelos previdenciários como o de capitalização onde o que o indivíduo contribui e usado pra sua aposentadoria como um título corrido a uma taxa de juros e só sendo possível o resgate após decorrido determinado tempo. No entanto os regimes não são excludentes garantindo uma renda mínima para as capitalizações insuficientes
O modelo previdenciário escolhido pelo pais interverem na quantidade de poupança do pais o sistema de repartição garante elevado grau de cobertura apresentando menor incentivo a poupança dado que parte dos recursos esta garantida.
Causas do desequilíbrio previdenciário no Brasil 1. A previdência social não separa claramente o seguro da assistência. A previdência tenta resolver a questão do financiamento de um fluxo de beneficio para a população em idade inativa. Para isso e necessário manter um sistema de contribuições que tenha proporcionalidades com o valor esperado dos benefícios pagos.
2. O Brasil vem passando por uma profunda transformação em sua estrutura etária. O percentual de idosos vem aumentando com o tempo a medida que a taxa de natalidade vem diminuindo assim a parcela de contribuintes vem diminuindo e a de beneficiários aumentando causando um

Relacionados