O Projeto Pol Tico Pedag Gico Ermes

1273 palavras 6 páginas
Introdução

O atual trabalho compõe algumas considerações referentes ao Projeto Político
Pedagógico (P.P.P.) da escola atual.
E para a efetuação desse objetivo, tomaremos como referencial teórico, textos de fundamental pertinência, pertencentes a Arnoldo Nogaro e Ilma Passos.
Veremos que ambos os autores veem nos chamar a atenção no sentido de nos ajudar a pensar de maneira mais reflexiva acerca do presente contexto educacional.
Necessitamos mais do que nunca, lutarmos em prol de direitos iguais para todos os estudantes, principalmente na maneira de ensinar.
O Projeto Político Pedagógico deve ter como seu maior objetivo a formação do “Homem” exercendo em sua plenitude o direito à cidadania e explorando as suas potencialidades.
É sabido que diversos são os determinantes que favorecem a deterioração da qualidade da educação ofertada nas escolas públicas e que, muitos deles, estão diretamente ligados às relações sociais e econômicas as quais está submetida a grande parte da população. Essa é uma constatação que não pode levar ao imobilismo dos que fazem a educação, pelo contrário, o Sistema Educacional deve buscar sem perder de vista a globalidade e as circunstâncias, desenvolver ações peculiares que orientem novas práticas educativas.
A cada novo período letivo, novos desafios se apresentam para a escola, para seus gestores e para a comunidade que a sustenta e participa de suas ações. Por isso mesmo, a cada ano é preciso empreender uma corajosa retomada de esforços que devem, antes da qualquer coisa, estarem organizadas no projeto Político-Pedagógico da escola.

O projeto político pedagógico (P.P. P) tem se apresentado como objeto de estudo tanto para professores quanto para pesquisadores, junto as instituições nacionais, estaduais e municipais, buscando assim avanços na qualidade do ensino. Para Ilma Nogueira, devemos repensar a construção do P.P. P, e com certeza quem precisa fazer isso é a própria escola, levando sempre em conta seus alunos. O P.P. P

Relacionados