O profissional e a organização contemporânea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Superior de Pedagogia

1 - IDENTIFICAÇÃO

Alunos:
Brena Manoela de Souza Faustino Miranda RA: 308822
breninha_dence@hotmail.com

Jéssica Jeniffer Da Silva Pinheiro RA: 297080
nadone_siria@hotmail.com

Samille Da Silva Sobreira RA: 292451
samille-sobreira@hotmail.com

Samuel Dos Santos Silva Júnior RA: 295891samuel_junior13@hotmail.com

Lorraine Pereira Silva RA: 298113
lolitapsilva@hotmail.com

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp.
Profª: Edilene Maria de OliveiraTutora: Elaine Shasta

Juazeiro/BA
2011

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

O PROFISSIONAL E A ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp.Profª: Edilene Maria de Oliveira
Tutora:Elaine Shasta

Juazeiro/BA
2011

SUMÁRIO

• INTRUDUÇÃO 04

• DESENVOLVIMENTO 05

• CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

3 - INTRODUÇÃO

Este desafio tem como objetivo oAUTODESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL que é arte para compreender, experienciar, cortejar e explorar a alma humana e técnica para cultivar pessoas. O novo perfil profissional exige qualidades essenciais como ser generalista, polivalente, multifuncional, com visão mais abrangente da organização e comprometimento com os valores da empresa.
O novo profissional precisa ter uma boa capacitação técnica em sua área deatuação, mas também precisa ter um bom nível de informação geral, que possibilite ter acesso ao nível estratégico da empresa. Também é necessário ser dinâmico, estar sempre alerta às mudanças, ter domínio básico de ferramentas tecnológicas e conhecimento de assuntos como treinamento, reengenharia, avaliação, entre outros, além de dinamismo, criatividade, flexibilidade abertura à negociação,liderança, desenvolvimento de habilidades políticas, firmeza, persuasão e postura ética. Pretende-se um generalista, que seja ao mesmo tempo um especialista em sua área e tenha uma visão de conjunto da organização; que saiba ouvir, propor soluções, ser analítico e crítico; enfim, um profissional mais pensador, diferente do perfil puramente executor de anos atrás.

DESENVOLVIMENTO

4 - Oportunidades eAmeaças no Cenário Global
O fenômeno denominado "globalização" entra pela porta da frente das empresas e exige uma postura nova e diferenciada das pessoas. Houve uma época em que os profissionais influenciavam e eram influenciados pela circunscrição da organização na comunidade e, no máximo, no mercado por ela abrangido. Pessoas com poucos recursos, uma formação educacional mediana e algumashabilidades, podiam até sobreviver confortavelmente nesse ambiente. Hoje, o mercado é o mundo. Aumentou qualitativamente a exigência e a preparação das pessoas nesse novo cenário.
As organizações, cada vez mais, deixam de ser responsáveis pelo crescimento profissional do executivo. Os profissionais devem se tornar especializados genericamente em "nichos de atuação", sem se transformarem em técnicosverticalizados. O profissional deve entender o contexto do negócio, precisa ser capaz de responder por que o seu trabalho agrega valor.
As empresas caçam profissionais visionários e empreendedores, devidamente infectados pelo vírus da "não mesmice", para oxigenar seus quadros de talentos, que busquem com disciplina "espartana", de forma persistente e proativa, o seu próprio desenvolvimento...
tracking img