O profissional de secretariado executivo e os desafios contemporâneos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE JESUS MARIA E JOSÉ-FAJESU
Curso de Secretariado Executivo Bilíngue













O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS






















Taguatinga
Abril/2012



Almiraci da Conceição
Karen Priscila
Patrícia Agapito
Renata Leonel







O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO E OS DESAFIOSCONTEMPORÂNEOS











Projeto apresentado como requisito para a segunda avaliação da disciplina Teoria geral do Secretariado, ministrada ao curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Faculdade Jesus Maria e José, sob Orientação da Professora Mestre Lucineide Fontinele.









Taguatinga
Abril/2012



SUMÁRIO

Introdução
A era da globalização
Mudanças na Profissãodo Secretariado
Capacitação Profissional para o Secretariado
Profissional de Secretariado do Gênero Masculino
Conclusão
Referências Bibliograficas

















INTRODUÇÃO
























A Era da Globalização

Por meio da Revolução Industrial o conceito das profissões modificou-se. A invenção de novos equipamentos e a nova sociedadecapitalista possibilitou o desenvolvimento da globalização e a evolução do conhecimento. Desde então o mundo permanece em constante mudança.
A sociedade atual enfrenta grandes transformações em um curto espaço de tempo. A era da globalização está cada vez mais perceptível em nosso cotidiano. Um simples acesso à internet nos proporciona inúmeras informações capazes de alterar projetos e planos nasorganizações em que trabalhamos.
Profissões como o telegrafista deixaram de existir enquanto outras como analista de TI foram criadas. Já os datilógrafos foram substituídos por digitadores. Tudo isso em poucas décadas.
Para Neves (2007) devido à revolução e os avanços tecnológicos da industrialização, houve a grande preocupação na questão da mão de obra que, a partir daquele momento, passaria aser especializada e a área do conhecimento tornou-se indispensável à classe operacional.


Mudanças na Profissão do Secretariado

O maior desafio de todos os profissionais é acompanhar as mudanças. Hoje a construção da nova imagem e identidade do Secretario Executivo tem transformado essa profissão em um das mais procuradas a serem exercidas.
O antigo secretario limitava-se a servir café,atender telefone e anotar recado. No entanto, essa visão tem sofrido alterações e o profissional em secretariado vem ocupando um espaço importante dentro das empresas, hoje é ela quem faz o elo entre diretores, funcionários, clientes e fornecedores, ou seja, vem exercendo funções cada vez mais estratégicas nas organizações. Por exemplo, na ausência do superior o profissional em secretariadonecessita contornar conflitos e situações inesperadas o que acontece com frequência devido ao novo perfil desta profissão. Outras atividades como planejar eventos, acompanhar conferências, preparar reuniões fazem parte das novas funções geridas por este profissional.
A substituição da máquina de escrever pelo computador teve um papel fundamental nessa transformação pois, a necessidade de adquirir novastécnicas e conhecimentos, fez com que este profissional buscasse capacitação para utilizar as novas ferramentas de trabalho.
O preconceito ainda existente com relação ao profissional em secretariado vem diminuindo. Infelizmente, em algumas situações, as secretárias acabam sendo confundidas com recepcionistas, copeiras, entre outras. Empresas de grande porte ou com gestão moderna já tendem areconhecer mais o importante papel deste profissional na organização, que ocupa um lugar de destaque na hierarquia organizacional.
Por meio deste profissional acontece um grande fluxo de informações e este indivíduo precisa estar apto para criar, opinar e decidir. Em uma Organização Empresarial contemporânea, as habilidades administrativas de uma Secretária, que também atua como uma empreendedora...
tracking img