O profeta jonas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Jonas é o nome de um livro bíblico do Antigo Testamento. O Significado do nome Jonas vem do Hebraico “YONAH” e significa “Pomba” a semelhança dos pombos correios, É um relato biográfico do profeta Jonas, na qual Deus o mandou profetizar ao povo de Nínive, grande capital do Império Assírio, para persuadi-los a se arrependerem ou seriam destruídos dentro de 40 dias. A autoria doLivro de Jonas foi tido como o profeta Jonas, filho de Amitai, que profetizou no Reino de Israel Setentrional, no 7.º Século A.C., no reinado de Jeroboão II.
Em Mateus vemos Jesus Cristo trazendo veracidade na história de Jonas,
“Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; Pois,como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas.” (Mt 12: 39-41)

E também em Lucas podemos ler as palavras de Jesus se referindo mais uma vez aoprofeta,
“E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas; Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração.” (Lc 11: 29-30).

2. O PROFETA JONAS

Jonas Profetizou durante o reinado de Jeroboão IIRei de Israel era filho de Amitai, natural Gete-Héfer da Tribo de Zebulão.
“Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do SENHOR Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer. “ (II Reis 14:25)

Conforme descrito em Jonas 1:1 erafilho de Amitai “E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai”. Crê-se que tenha sido o escritor do livro bíblico do Antigo Testamento que leva o seu nome.
O livro começa com um veemente chamado a Jonas para levar a Palavra à cidade de Nínive, Nínive era uma grande cidade, capital da Assíria, às margens do rio Tigre, com uma população de mais de 120 mil pessoas, “E não hei de eu tercompaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?” ( Jn 4: 11) .
Um dia Jonas estava em casa, pelo ano 750 a.C., quando Deus falou com ele, “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.” (Jonas1:2). O chamado de Deus da a Jonas a missão de ir a Nínive capital da Assíria admoestar os assírios caso não se arrependessem Deus averia de tratar com eles. Os assírios eram famosos, por exemplo, por decapitar os povos vencidos, fazendo pirâmides com seus crânios. Crucificavam ou empalavam os prisioneiros, arrancavam seus olhos e os esfolavam vivos, em Naum 3:1 lê-se "cidade ensangüentada... todacheia de mentiras e de rapina.”
Jonas não queria ir porque era um Judeu que se considerava auto-justo e os Ninivitas eram gentios pecadores. Jonas sabia que se o povo cruel de Nínive se arrependesse, Deus os perdoaria e não os destruiria, Jonas nunca entenderia como seria possível que Deus viesse a amar os assírios. Ao contrário, ele esperava que o Deus Javé se voltasse contra eles e osdestruísse. Então Jonas fugiu de Deus, gasta tudo o que tem para não ter que fazer uma missão na qual não queria realizar. Sua opção é ir para o fim do mundo, indo para Társis, o lugar mais longínquo do planeta naquela época, a viagem durava no mínimo um ano. Jonas estava se sentindo agora um pouco feliz, conseguira comprar a passagem, já havia embarcado e seguia viagem, rumo ao outro lado, longe da...
tracking img