O professor e a tecnologia digital na sua prática educativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O professor e a tecnologia digital na sua prática educativa


Cristina Rörig[1]

Luciana Backes[2]


Resumo: O presente artigo trata sobre o papel do professor na construção do processo educativo para a eficácia do ensino/aprendizagem. Há uma abordagem referente ao professor inserido no processo educativo, ao uso das tecnologias digitais e à relação entre o professor e astecnologias.


Palavras-chave: Educação, tecnologia, prática pedagógica, formação do professor.


Abstract: This article is about the teacher position in the construction of the educational process to the teaching/learning efficaciousness. There is a reference to the teacher in the educative process, to the use of digital technologies and to the relationship between the teacher andtechnology.


Key words: Education, technology, pedagogical practice, and teacher training.


1. Introdução

A educação, como se observa no momento atual, está sofrendo inúmeras mudanças decorrentes da reorganização econômica mundial. Desta forma, paradigmas educacionais estão se transformando e sendo reconstruídos numa nova visão, num novo ambiente cognitivo que está se estruturando. Porém érelevante mencionar que estas modificações nem sempre beneficiam a todos, porque estão vinculadas à postura de quem está estruturando a proposta educacional - instituições, professores, comunidade.

Dentro desse novo panorama, importante, sem sombra de dúvida, é a questão da prática educativa, da postura do professor, do seu posicionamento frente à tecnologia digital em uso na educação. Essas sãoquestões que determinam a eficácia do processo de construção do conhecimento. Processo este em que a interação entre sujeito e objeto se constitui de forma dialética, assim sendo, o ensinante é também o aprendente.

“A aprendizagem supõe pelo menos dois componentes interligados: o primeiro, é o esforço reconstrutivo pessoal do aluno; o segundo, é uma ambiência humana favorável, onde se destaca o papelmaiêutico do professor”.(DEMO, P., p.167).

O aprendiz é quem irá desenvolver seu processo de aprendizagem, mas este não é somente individual, e sim, social, o que leva a reforçar a importância da figura do professor, como mediador, para que ocorra a aprendizagem.

Assim sendo, no processo educativo, é possível estruturar um tripé entre aluno, professor e tecnologia, conforme o esquema:Com este esquema, podem ser estabelecidas relações para a efetivação de uma aprendizagem que atinja a excelência na construção do conhecimento, o que será tema de discussão desse texto.


2. O papel do professor no processo educativo

As políticas sociais vêm transformando as relações de trabalho, através da inserção das tecnologias digitais, de forma significativa no cotidiano dos profissionais detodas as áreas. Impulsionado pelos avanços tecnológicos, o professor modifica sua prática pedagógica, utilizando-se de ferramentas que não tem conhecimento, em nome do valor dado ao acesso rápido e estratégico de informações.

Com relação à prática pedagógica, por mais que a educação se transforme com um emprego de novas metodologias e tecnologias, o professor, através da sua postura e do seuconhecimento, é quem efetiva a utilização desse aparato tecnológico e científico. Dessa forma, redimensiona o seu papel, deixando de ser o transmissor de conhecimento para ser o estimulador. “O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante”.(Moran, 1995).

Ao estruturar sua proposta pedagógica,utilizando tecnologia digital, o professor precisa estabelecer vínculos com os alunos, conhecer seus interesses, saber o que o aluno já sabe, o que o aluno não sabe e o que ele gostaria de saber. Motivar o aluno a fazer parte da proposta pedagógica, colocando-o a par sobre o que será abordado e convidando-o a contribuir. "Os alunos captam se o professor gosta de ensinar e principalmente se gosta deles e...
tracking img