O professor revolucionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BURKE, THOMAS JOSEPH. O professor revolucionário: da pré-escola à universidade/ Thomas Joseph Burke. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. por Cristina de Melo Moura
[1]




O livro “O Professor Revolucionário: da pré-escolar à universidade”, contem sete capítulos e tem como objetivo fazer algumas criticas sobre os métodos que são usados nas escolas brasileiras. O capitulo um tem como tema:Ensino Insatisfatório, neste capitulo tem como essência a critica do ensino escolar que não está atendendo as expectativas dos alunos, dos pais, e das autoridades e consequentemente não supri as necessidades desses alunos. O autor nos mostra que é necessário criar um método de ensino mais atraente e estimulante para que as crianças possam ter seus próprios pensamentos reproduzidos por conhecimentosadquiridos de uma educação eficiente e inovadora.
No capitulo dois “Por que Precisamos de Escolas” o objetivo de Burke é mostra sua preocupação com a educação moral e social do homem. Ele destaca algumas idéias de Jean Piaget, um famoso pesquisador suíço, e alerta o leitor para o importante papel da escola na construção da personalidade do aluno que é produzir nele uma consciência crítica para atuarcom êxito no convívio social. O autor relata que o almejado de uma instituição é que cada aluno, mais do que ser apenas um deposito de conhecimento, aprenda a aprender, aprenda a pensar, a resolver problemas, a ser critico, criativo, flexível, a ser autônomo. Então esta escola estará construindo um aluno evolutivo, livre de obrigações e decorebas, mas isso só vai acontecer se o professor tiver umsólido entendimento do processo de aprendizagem, ou seja, ele tem que buscar adquirir esta compreensão do processo pelo qual às pessoas constroem suas noções, seus conhecimentos, suas habilidades físicas, mentais, sociais e morais. Portanto todo educador deve se tornar um construtivista porque a reforma do ensino deve começar pela aprendizagem.
No terceiro capitulo que tem por titulo: Aprender aconhecer, Thomas defende a idéia de que o ato de conhecimento se dá de dentro para fora, ele se baseia na opinião de Piaget, e que cada um tem condições de inventar, descobrir, construir e reconstruir partindo do seu interior esta compreensão, por isso o professor não pode querer que o aluno seja uma copia falante de seus pensamentos e convicções ou de livros, porque ele também é um aprendiz.Outra coisa de que o educador precisa se convencer é que o extenso programa importa menos que a qualidade do trabalho, o mais importante é conduzir o aluno a conquistar um saber, incentivando-o a realização de pesquisas livres e espontâneas, isso fará com que ele retenha muito mais e, sobretudo fará com que o aluno adquira um método que lhe será mais útil por toda a vida e em todas as áreas econstrua livremente suas próprias noções.
No quarto capitulo “Uma nova concepção de ensino”, Burke critica a visão de alunos que têm uma falsa idéia de “bom professor”. Segundo esses alunos os “bons professores” são aqueles que explicam bem a matéria. O autor diz que eles podem ate gostar desse tipo de professor, mas eles não sabem que isso pode não ser muito bom para eles porque quando o mestre fazpelo aluno a maior parte do trabalho mental, ele rouba a parte fundamental no processo de conhecimento, o professor não deve explicar e sim problematizar fazendo com que o aluno construa sua própria interrogação mesmo que não acerte, ele tem que encontrar outra maneira de reproblematizar. O aluno deverá colocar em ação seu mecanismo de assimilação desenvolvendo assim seu raciocínio lógico. Para issoo autor diz que a escola deve estimular o desenvolvimento da inteligência e não jogar informações enchendo a cabeça do aluno sem a devida assimilação para que a aprendizagem não seja adquirida em pedaços, mas seja uma construção integrada para ser usada na sua vida cotidiana. O autor ainda destaca um novo recurso audiovisual e alerta o leitor para que não fuja do objetivo de ser um professor...
tracking img