O professor no processo de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O relacionamento entre professor é de grande importância no processo de aprendizagem, Segundo GADOTTI, o professor não deve colocar-se na posição de detentor dosaber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida
Seguindo estepensamento o professor deve dar valor no conhecimento que o aluno já tem, para a partir desde, proporcionar-lhe mais conhecimento. A partir do momento em que o aluno sesente capacitado e motivado em sala de aula para refletir e expor suas idéias, o aprendizado é maior, pois o aluno não recebe a matéria pronta, ele é convidado adescobrir junto com o professor a solução de determinados problemas. E o professor quando deixa de assumir a posição de detentor do saber e passa a ouvir e compreender opensamento de seus alunos, a aula se torna diferente e com a participação de todos.
Para o bom aprendizado deve-se levar em conta não só o professor e o aluno, mastambém toda uma sociedade. O aluno se dirige a escola para aprender e junto leva toda uma bagagem de conhecimento adquirida na família, com os amigos, com o meio que eleconvive. Para que tudo flua de forma coerente, deve-se trabalhar todas essas relações, é um erro grave ignorar a história do aluno e fingir que ali vai ser diferente.Para mudar essa triste realidade é necessário conhecer o passado e saber onde está o erro, para a partir daí começar um real processo de aprendizado, tudo caminhandoem conjunto, não somente professor-aluno e por mais difícil que possa parecer a família deve estar envolvida nesse processo. Só a assim a educação terá progresso.
tracking img