O professor: elemento chave da aprendizagem dos alunos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Professor: elemento chave da aprendizagem dos alunos

O professor é o grande agente do processo educacional, tendo que quebrar barreiras e trabalhar suas limitações e a dos alunos. O professor precisa acreditar no que diz ter convicção em seus ensinamentos para que os alunos também acreditem e se sintam envolvidos. Precisa preparo para ir ao rumo certo e alcançar osobjetivos que almeja.
O professor foi o ponto culminante para a realização da pesquisa psicológica do ensino e da aprendizagem na sala de aula e a chave de investigação para entender o que ocorre no ensino e na aprendizagem dos alunos é o perfil do professor, sua característica, seu comportamento, as metodologias ou estilo de ensino, o pensamento pedagógico, tudo isso acarreta naaprendizagem dos alunos.
Dr. Gabriel Chalita escritor do livro “Educação a solução está no afeto”. Diz que A partir do sua experiência por meio de contatos no Brasil e fora daqui caracterizou os tipos de professore que se pode encontrar.
Professor Inseguro: Tem medo dos alunos, teme ser rejeitado, Não sabe como passar a matéria apesar de ter preparado tudo...Professor Ditador: É aquele que não respeita a autonomia dos alunos ,grita e ameaça ,trabalha como se fosse comandante em batalha...
Professor Bonzinho: Tenta forçar amizade com os alunos traz presentes, dão notas altas, seus alunos escolhem se querem a prova com ou sem consulta...
Professor Desorganizado: Esse aparece em aula sem menor ideia do que vai tratar. Não lê, não preparaas aulas não sabe a matéria e se transforma em um tremendo enrolador...
Professor Educador: O professor que busca construir é aquele que consigna de verdade ser um educador, que conheça o universo do educando, que tenha bom senso que permita e proporcione o desenvolvimento da autonomia de seus alunos.

A SALA DE AULA COMO CONTEXTO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

A sala de aula e osníveis de configuração e de análise das práticas educacionais escolares;
Como foi mencionado na introdução, o processo de aprendizagem só recebeu atenção dos pesquisadores agora com seu avanço no ensino.
Progressivamente se supõe a noção de sala de aula como contexto ou sistema constituído por um conjunto de elementos – os alunos, os professores, os conteúdos, as atividades deensino, os materiais de que se dispõem, as praticas e os instrumentos de avaliação.
Essa visão teve importantes repercussões no programa de pesquisa da psicologia da educação e na conceituação dos processos de ensino e aprendizagem. A progressiva deriva para configurações e explicações que, longe de incidir sobre um e outro elemento desses processos, a margem – deste buscar emsuas possibilidades de compreender – o que e como, e as condições dos alunos aprenderem quando os professores lhes ensinarem.
Nessa reivindicação do contexto de aprendizagem em sala de aula trouxe muitos benefícios, mas, corre muitos riscos. Ele é visto como um sistema isolado, a margem de outros sistemas incide sobre ela de forma significativa. O que acontece na sala de aula se deve apenasparcialmente a decisões ou a fatores que tem origem nela mesma, os alunos, professores e as atividades realizadas nelas.
Sua dinâmica é modulada por fatores, decisões ou processos que se originam em um sistema. Que está na própria escola, na qual a sala de aula é um subsistema; no sistema educacional e as decisões administrativas, organizativas e curriculares que explica na organizaçãosociopolítica, econômica e cultural.
Entre a sala de aula e um sistema com vida própria embora não autônoma, pois está inserida em uma rede supra-sistemas e sistemas paralelos que contribui para configurar.
Quando se trata de compreender os processos de ensino e aprendizagem gerados na sala de aula, é necessário ampliar o foco da indagação aos diferentes níveis de configuração das...
tracking img