O PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR E SUAS RACIONALIDADES NO CAMPO DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO FORMATIVO

6238 palavras 25 páginas
O PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR E SUAS RACIONALIDADES NO
CAMPO DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO FORMATIVO
1. PRIMEIRA APROXIMAÇÃO
“Quem ensina carece pesquisar, quem pesquisa carece ensinar”. Esta frase de
Demo (2003) explicita uma preocupação atual do campo pedagógico que é a renovação do ensino em suas dimensões epistemológica e prática. Tal atenção ao ensino recai sobre a docência na educação básica e, também, no ensino superior, pois a este se impõe o desafio de formar profissionalmente pela pesquisa, desenvolvendo habilidades e conhecimentos que permitam aos indivíduos agirem na sociedade “do conhecimento”
(AZEVEDO, 2011). A formação e prática de pesquisa se afirmam, nesta revisão do ensino, como importantes instrumentos para o desenvolvimento profissional dos professores. Esta perspectiva supõe problemas de ordem teórica, metodológica e prática, já que a consolidação de um modelo de ensino pautado na pesquisa exige repensar concepções, práticas, formas de ensinar e aprender, comumente, vivenciadas no ensino superior, presentes na história da universidade (AZEVEDO, 2011). Mais que novidade, o paradigma do professor pesquisador reclama o debate acerca das exigências, habilidades e disposições do docente universitário face à sua prática e aos seus conhecimentos a respeito do que deve ser o ensino e a aprendizagem.
A Geografia, uma das áreas que se ocupa de tais processos, tem refletido sobre o ser professor

na

universidade

e,

propõe

a

necessidade

de

se

investigar

epistemologicamente o que sustenta as ações e decisões do professor sobre conteúdos, metodologias, formas de ensinar, de pesquisar e avaliar, enfim, aquilo que configura, na intimidade da ação pedagógica as situações de ensino.
No debate, há a defesa da pesquisa como princípio científico e educativo
(DEMO, 2003; LUDKE e OLIVEIRA, 2009). Mesmo assim, as controvérsias se distinguem entre quatro grupos. Segundo pesquisadores como Foster (1999

Relacionados