O PROFESSOR COMO AGENTE MOTIVADOR

778 palavras 4 páginas
O PROFESSOR COMO AGENTE MOTIVADOR

Marcos Vinícius Carrijo de Freitas¹

A motivação é uma característica fundamental para que os alunos e professores continuem a constante busca dos seus objetivos e ideais. Assim como o educador, o educando precisa ganhar forças para se tornar um verdadeiro agente de mudanças e é o seu potencial que faz isso acontecer (RAASCH, 1999; GUIMARÃES, 2002). “Ao estudar ou ensinar, é muito importante que encontrem sentido no que fazem” (BORGES, 2008, p.216).
Para Oliveira-Filho (2009) a motivação impulsiona o sujeito a agir, mobilizando-o para a ação, a partir de uma relação estabelecida entre o ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação. O desafio agora é fazer com que o professor desenvolva práticas pedagógicas significativas problematizadora da realidade do aluno. A preocupação com a pessoa do professor é central na reflexão educacional e pedagógica. Sabemos que a formação depende do trabalho de cada um. Sabemos também que mais importante do que formar é formar-se e que todo o conhecimento é autoconhecimento. Por isso, a prática pedagógica inclui o indivíduo, com suas singularidades e afetos (NÓVOA, 2001).
Este autor ainda afirma que desenvolvimento pessoal e profissional depende muito do contexto em que se exerce na atividade. Todo professor deve ver a escola não somente como o lugar onde ele ensina, mas onde se aprende. A atualização e a produção de novas práticas de ensino só surgem de uma reflexão partilhada entre os colegas e as condições oferecidas pela instituição que nasce do esforço de encontrar respostas para problemas educativos.
Assim, Freire (1996) afirma que a metodologia da problematização do ensino, permite a transformação do sujeito que dela participa, pois proporciona um envolvimento gradativo com os fenômenos e a compreensão da realidade buscando alternativas que possibilite o desenvolvimento do raciocínio critico. Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo

Relacionados

  • sasa
    15189 palavras | 61 páginas