O PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

1554 palavras 7 páginas
O PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

Gabriela
Monitora:
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASELVI
Pedagogia – Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
14/11/08

RESUMO

Alfabetizar bem e alfabetizar a todos representam dois dilemas titânicos das sociedades modernas, condição de inserção no mundo globalizado. Das cartilhas aos percursos de inspiração construtivista, do ensino de crianças em situação de risco social ao trabalho em ambientes privilegiados, das tradições religiosas às pedagogias de vanguarda, o processo da alfabetização ilustra a beleza e a complexidade dos problemas contemporâneos da educação.

Palavras-chave: Alfabetização; Educação; Ensino; Sociedade.

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo mostrar que alfabetizar é ensinar a ler e escrever. O segredo da alfabetização é a leitura. Escrever é uma decorrência do conhecimento que se tem para ler. Portanto, o ponto principal do trabalho é ensinar o aluno a decifrar a escrita e, em seguida, a aplicar esse conhecimento para produzir sua própria escrita.

Alfabetização é dar acesso ao mundo da leitura. Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo – criança ou adulto – tenha acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, enquanto habilidades de decodificação e codificação do sistema da escrita, mas, e, sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita com todas as funções que ela tem em nossa sociedade e também como instrumento na luta pela conquista da cidadania plena.

2 COMO ALGUMAS ESCOLAS ESTÃO RESOLVENDO COM SUCESSO O COMPLICADO DESAFIO DE ALFABETIZAR

Dentre todas as conquistas da aprendizagem escolar, certamente não há nenhuma tão decisivamente estratégica quanto a da alfabetização. Proporcionar às crianças que se tornem capazes de produzir e interpretar textos correntes da vida social representa o alicerce da educação formal, sobre o qual se construirá não apenas todo o vasto edifício

Relacionados