O processo motivacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO MOTIVACIONAL

A motivação humana vem sendo estudada desde o início do século XX, onde são datados os primeiros estudos e experiências científicas nesta área.
A experiência da fábrica deHawthorne, na General Electric Company, foi o primeiro estudo que teve como objetivo analisar o comportamento humano que ocorreu no final dos anos 20 e começo dos anos 30 e o intuito inicial eradescobrir alguma correlação entre as condições de trabalho e a fadiga ou monotomia entre os empregados, mas no final deste estudo as conclusões tiradas foram que a atenção dada ao trabalhador influi deforma significativa em sua produtividade.
A partir deste estudo se iniciaram outros estudos sobre o processo motivacional.

MC GREGOR

Douglas Mc Gregor, psicólogo , professor e estudioso daárea social veio para complementar a teoria de Abraham H. Maslow dizendo que essas necessidades a serem satisfeitas encontram-se dentro do próprio trabalho. A obra maior de Mc Gregor é a Teoria X e Y ,que formam duas distintas de ser do trabalhador e duas formas distintas de ver o trabalhador.

Um trabalhador X, ou um trabalhador visto por um gerente de visão X é um tipo de pessoa que não assumeresponsabilidades, não é ambicioso , só trabalha quando se sente obrigado e procura satisfazer sua segurança.
Um trabalhador Y, ou um trabalhador visto por um gerente de visão Y, é um tipo depessoa que procura atingir os objetivos , possuem um grande potencial que deve ser explorado , são criativos e sentem-se bem no trabalho .
A questão em ser X ou Y, refere-se tanto ao ser do trabalhadorcomo a ser do gerente que o observa e avalia. Um trabalhador pode não ser Y, mas pode ser visto como tal.
Esta análise causa impacto nos resultados organizacionais , porque a forma de ser ou ver temimportância dentro das organizações.
Essa teoria de Mc Gregor veio para as pessoas serem olhadas dentro das organizações como indivíduos e não apenas como membros de grupos.

HERZBERG

O...
tracking img