O processo logístico de almoxarifado

Páginas: 18 (4270 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
O PROCESSO LOGÍSTICO DE ALMOXARIFADO
EM RESTAURANTE

Tubarão
2011

O PROCESSO LOGÍSTICO DE ALMOXARIFADO
EM RESTAURANTE

Trabalho apresentado na disciplina de Gestão de Operações e Logística I no quinto semestre do curso de graduação em Administração, na Universidade do Sul de Santa Catarina, campus Tubarão.

Tubarão
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 42.1 HISTÓRICO 4
2.2 HISTÓRICO – SANTA CATARINA 5
2.3 MERCADO 5
2.4 DESCRIÇÃO DO PROCESSO 6
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 11
3.1 GESTÃO DE ESTOQUES 11
3.2 INVENTÁRIO FÍSICO 11
3.3 ACURÁCIA DO ESTOQUE 12
3.4 GIRO DO ESTOQUE 14
3.5 COBERTURA DE ESTOQUE 16
4 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE SOLICITADA 18
4.1 ANÁLISE DOS PONTOS FORTES 18
4.2 ANÁLISE DOS PONTOS FRACOS 18
4.3 PROPOSTAS DE MELHORIAS 19CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CONCLUSÃO

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho enfatiza o tema, o processo logístico de almoxarifado em restaurante, onde a intenção é mostrar as etapas deste setor da empresa, desde a solicitação dos produtos, sua chegada, armazenamento e encaminhamento ao processo de produção.
Na intenção de apresentar a empresa e seu processo logístico, serámostrado um breve relato sobre seu histórico, o mercado de atuação, além de uma breve descrição sobre seu processo logístico no restaurante, na sequencia, será apresentada a fundamentação teórica com fontes que embasam o referido trabalho, e por fim, será apresentado os pontos fortes e fracos, e ainda, as propostas de melhorias.
No primeiro momento destaca-se a apresentação da empresa pesquisada,seu histórico, quanto tempo possui de atuação. Seu mercado e público alvo, que no caso, se trata de uma prestadora de serviços e ainda uma resumida descrição sobre seu processo logístico no setor do restaurante.
Após, no segundo momento, temos a fundamentação teórica onde destacam-se os conceitos de gestão de estoque, como se fazer um inventário físico, acurácia do estoque, giro e cobertura.
Nasequencia, será demonstrado os pontos fortes que se destacam neste setor da empresa, e os pontos fracos.
Por final, serão apresentadas propostas de melhorias que sejam viáveis de implantação.
Pretende-se alcançar com o presente trabalho a conscientização em se obedecer um processo logístico adequado, onde vários fatores devem ser levados em conta, como informações corretas, tempo e custos.

2CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

2.1 HISTÓRICO

A empresa pesquisada liberou a elaboração do trabalho após um processo de tramitação interna, mas por motivo de segurança e sigilo dos dados, solicitou que sua verdadeira razão social e nome fantasia não fossem expostos, e sim, fosse utilizado um nome fictício.

RAZÃO SOCIAL: EATC – Empresa de Assistência aos Trabalhadores do Comércio.

NOMEFANTASIA: EATC

CNPJ: 99.999.999/0001.99

A filosofia da instituição é clara: o desenvolvimento econômico com justiça social. Afinal, com a Carta da Paz Social – um documento elaborado pela Conferência de Teresópolis, que reuniu, em maio de 1945, líderes das classes produtoras do comércio, da indústria e da agricultura – surgia o conceito inovador de custear os serviços sociais dos trabalhadorescom recursos das classes patronais. Na ocasião, várias organizações sindicais de nível superior submeteram ao presidente do Brasil, Eurico Gaspar Dutra, a proposta de criação do Conselho Nacional do Comércio, do qual originou-se a EATC, criada no Rio de Janeiro, em 13 de setembro de 1946, como uma entidade de direito privado, um serviço social autônomo sem fins lucrativos.
Essa proposta arrojadamostrou-se, em todo o Brasil, um marco nas relações capital / trabalho, transformando-se num dos maiores programas de desenvolvimento social do mundo, com cerca de 50 milhões de brasileiros beneficiados a cada ano.
Entidade sempre ativa e atenta à demanda de cada época, atualmente a EATC centra as suas atenções na promoção da cidadania e procura oferecer opções ao tempo livre do trabalhador,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos de almoxarifado
  • processos logisticos
  • processos logisticos
  • Processos Logisticos
  • Processos Logisticos
  • Processo Logístico
  • Processos Logisticos
  • Processo logistico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!