O PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO E FIL SOFICO

1503 palavras 7 páginas
O PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO E FILÓSOFICO

1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar que, originariamente, a educação não se limitava ao simples despertar ou ao simples treinamento técnico-profissional, mas visava à formação integral do caráter humano, favorecendo a melhor convivência na sociedade e levando o homem a cumprir com sua natureza de animal racional e político rumo à realização de um ideal maior de vida, a felicidade.
Dessa forma, a produção textual segue as orientações das disciplinas Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico, Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica. Assim, apresenta-se um resumo das principais ideias contidas no texto “Educar para a Vida ou para o Trabalho?” de autoria de José Adir Lins Machado (2015), destacando as principais ideias que acrescentaram conhecimentos na acadêmica, seguida da compreensão do texto.
Discorre-se também, como se deu a construção e a transmissão do conhecimento na antiguidade e como foi estabelecido o seu vínculo com a “vida boa” na polis; seguida da mudança ocorrida com o conceito de educação, sobretudo em função do surgimento do humanismo renascentista a partir do qual se passa a valorizar o individualismo e o pragmatismo. Por fim, o processo dialético com o conceito de educação pela qual se solidifica a nossa visão de mundo, bem como as considerações finais do estudo.
2 DESENVOLVIMENTO
O texto intitulado Educar para a vida ou para o trabalho1, traz discussões sobre a educação, a cultura, valores e ideologias. Para Machado (2015) a educação é o meio no qual a comunidade humana preserva e faz transmissão de seu aspecto peculiar dentro de sua vontade e razão. Os elementos vontade e razão são denominados como cultura que atualmente sofreu grandes perdas.
Até o século V, o objetivo fundamental da educação era a formação do homem individual e de suas interações com o polis (cidade - estado e guerra) a educação do povo já se concentrava em um

Relacionados

  • platao e aristoteles
    185629 palavras | 743 páginas