O processo do aprender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

mÁRCIA EMÍLIA torres costa

O PROCESSO DO APRENDER

Vitória da Conquista - BA
Julho de 2009

mÁRCIA EMÍLIA torres costa

     
O PROCESSO DO APRENDER

Trabalho apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Vitória da Conquista – Bahia, na disciplina de: Cognição e Aprendizagem.Orientadora: Profª. Sandra Suely

Vitória da Conquista - BA
Julho de 2009

1. RESUMO

O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada em junho de 2009, cujo objetivo foi compreender o processo de aprendizagem humana, dando ênfase aos sujeitos com multirrepetência, disparidade entre idade e escolaridade e dificuldades de aprendizagem. Um estudo conduzido pormeio da pesquisa qualitativa, tendo como base os pensamentos de Piaget e Vygotsky. Pretendo descrever/contar um pouco da história/trajetória escolar de um sujeito que assumiu papel relevante no estudo. Para tanto verifiquei o histórico escolar e demais documentações presentes na pasta desse aluno; realizei observações desse aluno (e da dinâmica da sala de aula); e contei com os relatos de algunsprofessores e coordenadora da escola. É importante destacar que, neste texto destaco algumas minúcias, trechos ou mesmo flashes do cotidiano desse aluno. Por meio de tais trechos/flashes acredito ser possível exemplificar e retratar um pouco da complexidade, da pluralidade do grupo de sujeitos que não correspondem ao perfil historicamente construído de aluno, porém se constitui como o sujeito queencontramos no cotidiano das escolas.

Palavras-chave: Piaget; Vigotsky; Aprendizagem.

2. INTRODUÇÃO

O fracasso escolar pode ocasionar problemas sociais, que também perpassam por uma trajetória de marginalização e exclusão social. A identificação dos problemas de aprendizagem necessita de um novo olhar a partir das organizações educadoras. O aprender, necessariamente, se revelapela modificação de comportamentos. Modificações que podem determinar a sobrevivência do indivíduo, e que contribuem para a evolução do homem, no tocante ao seu desenvolvimento social.
Os alunos que ocupam o lugar da “dificuldade de aprendizagem” na escola têm suas trajetórias de vida, geralmente, marcadas pelo abandono, pelo sofrimento e falta de estrutura familiar. Retomar “descrever” umpouco da trajetória de vida de Maciel Nery (aluno) e o objetivo deste texto. Assim, quem sabe poderei levar o leitor, a construir suas próprias “imagens” e inferências.

Retomando Trajetórias

Maciel Nery

A trajetória escolar

Maciel Nery nasceu em 1995, tendo na época da pesquisa 14 anos. Começou estudar o pré-escolar em 2004 no Centro Educacional Silveira Dias localizado no municípiode Caraíbas-BA, repetindo esta em 2005 e 2006. No ano de 2007 freqüentou a alfabetização, permanecendo nesta ate o ano de 2008. No ano de 2009, Maciel passou a cursar, devido à idade, a primeira serie do ensino fundamental.

As dificuldades de Maciel

Segundo a professora responsável pela sala que Maciel freqüenta, este tem dificuldades de aprendizagem, dificuldades estas que parecemter se tornado visíveis devido ao fato do aluno estar estudando a seis anos na escola e ainda não ter adquirido competências ligadas à leitura. De acordo com a professora o Maciel só reconhece ate o momento presente as vogais a e o.

Trechos/ flashes da vida

Com o intuito de compreender/saber mais sobre a vida de Maciel, procurei em sua pasta informações que contassem um pouco de suahistoria. Uma tentativa não muito produtiva, uma vez que não foram encontradas nas documentações deste aluno anotações referentes a sua família, a sua situação sócio-econômica, ou outras informações que compusessem seu quadro vivencial. Entretanto, de acordo com os relatos da professora e da secretaria da escola que conhece a família do Maciel, o aluno pertence a uma família carente que passa por...
tracking img