O processo de urbanização no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1355 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
ENGENHARIA AMBIENTAL
Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO NO BRASIL
Uma contribuição para a história do Planejamento

ALUNO
Período

...cidade, 2011.

A ação do estado sobre a organização do espaço urbano é chamada de planejamento Urbano. O texto apresenta um estudo aprofundado sobre a questão, no espaçobrasileiro, no desenvolver da história.
A partir da década de 50, que começa a se desenvolver a necessidade de integração entre os vários objetivos dos planos Urbanos, e então, começa a se destacar a figura do plano diretor, que recebe o nome de planejamento urbano.
O zoneamento no Brasil teve inicio na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo, nas ultimas décadas do século passado, e trata-se dalegislação urbanística que varia no espaço urbano.
O planejamento de novas cidades foi, e ainda é, muito disseminado no país, com os casos de Goiânia, Palmas, Volta Redonda, e vários outros.
O urbanismo sanitarista é mais restrito, e praticamente se extinguiu na década de 30, entretanto, tem grande importância pelos trabalhos que realizou, como por exemplo, a cidade de Santos-SP.
Os Planos demelhoramento e embelezamento surgiram com o objetivo de embelezar as cidades, mas objetivo esse, que, segundo o autor, servia apenas para disfarçar o real objetivo da classe elitista. O termo embelezar designava a imposição de novos padrões e valores para a fisionomia arquitetônica das cidades, mas na verdade encobria múltiplas estratégias, como a erradicação da classe trabalhadora do centro da cidade,para o desfrute das classes elitistas.
Então, os interesses imobiliários estavam por traz dos grandes projetos urbanos, os quais patrocinavam, discutiam defendiam ou atacavam.
O fim do plano embelezador levantou algumas questões, já que as obras de embelezamento e melhoramento foram substituídas pelas de infra-estrutura, passando da cidade “bela” para a cidade “eficiente”.
Os surgimentos daclasse operária nas primeiras décadas do século, e as demandas das massas populares urbanas cresciam assim sua consciência social também se desenvolvia.
Para substituir o planejamento antigo, reformulam-se e se ampliam os conceitos de geral e de global, e passa a envolver também toda a cidade e seus problemas. Surge então o novo “plano geral”, em substituição dos anteriores.
O Urbanismo, noentanto, surge por volta de 1912, e tem uma associação a ordem, à beleza e está ligado a arquitetura e às artes urbanas.
A partir daí, surge um novo período, em que começa a necessidade real do planejamento nas cidades. Em 1930 as duas maiores cidades do país foram contempladas com planos de infra-estrutura, saneamento e transportes. Na Década de 40, outras cidades seguiram o exemplo e tambémproduziram seus planos, como Porto Alegre e Salvador.
Segundo o Planejamento integrado, a cidade não poderia ser encarada apenas em seus aspectos físicos, e imitar-se apenas a engenharia e à arquitetura.
Pelo menos por 150 anos, o planejamento urbano no Brasil, não atingiu nem de longe, os objetivos à que se propôs.
A grande maioria dos planos somente serviu para encher gavetas e prateleiras deobras de referência. A maioria dos pouquíssimos resultados que foram produzidos é marginal nos próprios planos e mais ainda nas cidades a que se referiam.
Os chamados Problemas Urbanos começaram a se desenvolver antes da década de 50, e prosseguem e se agravam cada vez mais.
Cada vez que um Tipo de plano fracassava, surgia imediatamente outro em seu lugar, e cada vez mais o planejamento ia caindoem descrença.
O planejamento urbano passa então, a ser encarnado no Plano Diretor, e passa a ser admitido, de início, como algo com, correto e necessário.
Os anos 70 marcaram uma mudança na consciência popular urbana no Brasil devido ao fortalecimento dos movimentos populares. Nos anos 80, esses movimentos cresceram muito em organização e atuação.
Nos anos 90, várias cidades voltaram a...
tracking img