O processo de trabalho do assistente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA COMISSÃO DE TRANSPLANTES NO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO

Francesca Sant’Ana Branco
Vanessa Cristina Cé

RESUMO

Este artigo visa conhecer o processo de trabalho da Assistente Social inserido na área da saúde, no setor da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital São Vicente de Paulo, noqual o profissional tem como principal função a captação de órgãos até a efetivação do transplante, prestando um atendimento humanizado a família do usuário. Os objetos, meios e instrumentos, finalidades e o cotidiano do seu processo de trabalho serão avaliados no decorrer da construção do trabalho.
Palavras-chave: Processo de Trabalho da Assistente Social; Saúde; Comissão de Transplantes.1. INTRODUÇÃO

Uma das formas de exercitarmos a nossa cidadania é através da doação de órgãos, um simples gesto de solidariedade que pode proporcionar qualidade de vida ou até mesmo salvar-lá. A doação enfrenta a resistência, principalmente por parte dos parentescos do doador, devido a mitos que geram preconceito e inquietações. Para que isso mude são necessários programas informativos eeducativos, utilizando-se dos meios de comunicação que são indispensáveis para a construção de uma conscientização mais significativa. Segundo Manrique

A doação é sem dúvida o maior ato de amor ao próximo, mas nunca suficientemente reconhecido. Entregar uma fração do ente querido, com a morte encefálica geralmente abrupta, para proporcionar uma vida normal a um desconhecido é extraordinário. Para oreceptor, é frequentemente a última chance de sobrevida. A negativa da doação determinará seu destino, que também é a morte. Cinquenta por cento dos candidatos a transplantes cardíacos morrem na fila de espera no primeiro ano por falta de doações. (MANRIQUE, 2004,p.31)

O simples fato de querer ser um doador de órgãos e tecidos não é o suficiente para que o ato possa se concretizar. Semdúvidas, significa o primeiro passo para que uma equipe de transplantes se mobilize. Há um quadro clínico de contra indicações médicas que o impedem de ser um doador, visando à saúde do receptor.
O Assistente Social, enquanto membro da equipe de transplantes da instituição, tem papel importante no processo de doação, haja vista que sua intervenção é necessariamente articulada com ações que efetivemo direito social à saúde. Nesse sentido, o entendimento sobre política de saúde e o desenvolvimento de ações pautadas na garantia dos direitos dos usuários, tais como: acolhimento ao paciente e aos seus familiares através de uma escuta sensível e diferenciada; conhecimento sobre o processo de saúde-doença do paciente; compromisso ético e habilidade de comunicação podem favorecer diretamente oprocesso de doação de órgãos e tecidos para transplantes. O profissional de Serviço Social enquanto mediador e articulador irá assumir a tarefa de esclarecer aos familiares, em meio ao desajuste decorrente de uma estrutura social inadequada e de uma Política de Saúde deficiente. É necessário um olhar sensível.
O que nos motivou a desenvolver o presente trabalho na área da saúde foi o nossointeresse pela abrangência do campo que a saúde oferece para o assistente social e pela carência de profissionais altruísta que atuam na área.
O presente artigo está distribuído em quatro seções. Inicialmente, se exibirá a metodologia usada para a elaboração do artigo, em sequência, será apresentado o processo de trabalho da Assistente Social para melhor compreensão. Em uma última seção teceremos asconsiderações finais.

2. METODOLOGIA

Este paper resulta de um estudo do tipo exploratório, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o processo de trabalho da assistente social na saúde. Os dados coletados serão descritos e fundamentados para melhor compreensão. A pesquisa de caráter exploratório é esclarecida na citação abaixo:

O objetivo de uma pesquisa exploratória é...
tracking img