O PROCESSO DE PRODUÇÃOREPRODUÇÃO SOCIAL; TRABALHO E SOCIABILIDADE - Sérgio Lessa

965 palavras 4 páginas
O PROCESSO DE PRODUÇÃO/REPRODUÇÃO SOCIAL; TRABALHO E
SOCIABILIDADE

O ser humano é diferente do ser natural. E o que os diferencia é essencialmente o trabalho.
Essas afirmativas se constroem facilmente ao interpretar o texto sobre o processo de produção e reprodução social do pesquisador Sérgio Lessa. Para o autor, em poucas palavras, o que difere a natureza do homem são as relações sociais; a capacidade que o ser humano tem em desenvolver-se em sociedades complexas. Entretanto, essa característica exclusiva do Homo Sapiens, não desfaz a sua base natural, esta sempre permanecerá. Nesse sentido, afirma-se que a história humana se faz a partir da transformação da natureza, mas também nela mesma pela reprodução biológica.
Quanto à transformação da natureza, cabe aqui apresentarmos o processo que gerará o trabalho a partir desta modificação. O trabalho constitui-se de duas fases, a da ideação, também chamada de teleologia e da objetivação. A primeira delas, trata-se da projeção mental das alternativas e resultados possíveis de serem alcançados com a transformação de algum elemento da natureza. Feito este exercício mental de análise e planejamento, é possível escolher dentre as possibilidades. O ato de transformação da natureza a partir de uma das alternativas projetadas recebe o nome de objetivação. O trabalho é, portanto, o processo de projeção e transformação da natureza que gera uma nova situação transformadora da realidade. Por modificar a realidade, as necessidades se modificam, assim como o próprio ser humano, autor de todo o processo. Este também se constrói, pois a cada nova ação aprende e adquire novas habilidades.
Partimos da premissa de que a existência e sobrevivência dos seres humanos se dão a partir da interação destes com a natureza e também com outros indivíduos. E ainda, que esta interação acontece de forma distinta da dos animais; estes últimos produzem unicamente para as suas necessidades e para si mesmos enquanto que o homem

Relacionados