O processo de percepção

Páginas: 8 (1990 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O processo de percepção
Os indivíduos usam o processo perceptivo para prestar atenção e selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao redor deles.

As pessoas vêem as coisas de maneira diferente. Cada pessoa tem interpretação própria do quearbitrariamente considera ser o mundo real.
Percepção é o processo através do qual as pessoas processam as informações que afetam seus sentimentos e ações e os de outras pessoas.
É o processo pelo qual as pessoas escolhem, organizam e reagem às informações do mundo que as rodeia. Essa informação é obtida através dos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. A percepção não é necessariamenteigual a realidade, assim como as percepções e respostas de duas pessoas não serão necessariamente as mesmas quando descrevem o mesmo fato.
Através da percepção as pessoas transformam as informações em respostas que envolvem sentimentos e ação. A percepção é um modo de formar impressões sobre si mesmo, sobre outra pessoa e sobre as experiências diárias da vida. Também constitui um filtro,através do qual a informação passa antes de causar efeito sobre a pessoa.
A percepção trata das várias maneiras pelas quais as pessoas interpretam as coisas no mundo exterior e como agem com base nessas percepções.
Assim sendo, dentro das organizações as reações perceptivas provavelmente variam entre gerentes e ou subordinados.

Administrando o processo perceptivo
Para atingir o sucesso, osgerentes precisam estar atentos ao processo perceptivo, aos estágios envolvidos e ao impacto que o processo perceptivo pode ter sobre suas próprias respostas e sobre as de outros.
A administração da impressão é a tentativa sistemática de se comportar de uma forma que crie e mantenha a impressão desejada por uma pessoa aos olhos dos outros. As primeiras impressões são especialmente importantesporque influenciam como as pessoas respondem umas às outras.
Como pode ser administrado o processo perceptivo
A gestão do processo perceptivo envolve:
- A administração da impressão de si mesmos e dos outros;
- A administração dos estágios de atenção e seleção da informação;
- Administração do estágio de organização da informação;
- Administração do estágio de interpretação da informação;
-Administração do estágio de armazenamento e recuperação da informação;
- Ser sensível aos efeitos das distorções comuns de percepção.

Fatores que influenciam o processo perceptivo
Alguns fatores contribuem para a diferença da percepção e do processo perceptivo entre pessoas no trabalho. Incluem características do perceptor, do percebido e da situação.
O perceptor
Experiênciasanteriores do indivíduo, necessidades, motivos, personalidade, valores e atitudes podem influenciar no processo perceptivo. Uma pessoa que tenha uma grande necessidade de realização tende a perceber uma situação em função dessa necessidade.
O Percebido:
As características da pessoa percebida, objeto ou acontecimento são importantes no processo de percepção. Características essas como, contraste,intensidade, separação da figura com o chão, tamanho, movimento e repetição ou novidade. A intensidade pode variar em termos de brilho, cor, profundidade, som, etc. falar cochichando ou gritando contrasta da conversa em tom normal. O conceito é conhecido como “separação entre figura e chão” e depende da imagem que é percebida como figura e da que é percebida como fundo de cenário.
Em termos detamanho, pessoas muito baixas ou muito altas costumam ser percebidas diferentemente e com mais rapidez que as pessoas de altura média.
O Ambiente
O contexto físico, social e organizacional do ambiente também pode influir no processo perceptivo. Uma conversa com a chefia pode ser percebida diferentemente acontecendo na área de recepção ou na sala dela com as portas fechadas.
Estágios do Processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de percepcao de si e do outro
  • Processos Psicológicos Básicos: Percepção
  • Processos Psicológicos Básicos
  • Processos de sensação e percepção
  • Percepção e processos cognitivos
  • Processos psicológicos básicos
  • Mudanças na Percepção Sobre o Processo de Envelhecimento: Reflexões Preliminares
  • PERCEPÇÃO SOBRE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS:Estudo de Caso na Incubadora Tecnológica Feevale

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!