O processo de ocupacao e organizacao do espaco regional estrativismo: as drogas do sertão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO DE OCUPACAO E ORGANIZACAO DO ESPACO REGIONAL
ESTRATIVISMO:AS DROGAS DO SERTÃO

A instalação da economia colonial no Brasil foi marcada pelo caráter extremamente explorador (colonizadores portugueses buscavam riquezas no país); Na região norte, a exploração das proximidades do rio Amazonas aconteceu graças às ações de invasores ingleses,holandeses e espanhóis que buscavam dominar espaços onde Portugal não tinha imposto sua autoridade. Contudo, a notícia dessas ações motivou a administração lusitana a promover a expulsão desses grupos; Em 1616, a construção do forte de Belém deu início a uma sériede expedições exploratórias pelo interior da selva amazônica. As prospecções realizadas acabaram possibilitando a descoberta de diversosrecursos naturais que poderiam ser vendidos para o mercado consumidor europeu.
A nova fonte de renda da economia colonial na Amazônia Os tipos de especiarias que foram encontrados: As "drogas do Sertão" eram produtos nativos do Brasil, que não existiam na Guaraná Castanha Europa e, por isso, atraíam o interesse dos europeus que as consideravam como novas especiarias. Abarcavam uma série deprodutos Salsa Urucum como o guaraná, o anil, a salsa, o urucum, a noz de pixurim, pau-cravo, gergelim, cacau, baunilha e castanha. Gergelim Pau Cravo. Todas essas especiarias tinham alto valor de revenda na Europa. Com isso, logo apareceu um poderoso mercado de contrabando. Cacau Baunilha
Para controlar a exploração das drogas do sertão, Portugal optou por deixar a exploraçãodesses gêneros a cargo das missões jesuíticas que empregava mão-de-obra indígena; A descoberta das drogas do sertão ocorreu em um período em que a busca por especiarias no Mundo Oriental estava em franco processo de decadência. Dessa maneira, a exploração da região norte teve grande desenvolvimento, no momento em que assumiu o papel econômico outrora desempenhado por outras nações. Além disso, abusca e o comércio das drogas do sertão tiveram fundamental importância para a ocupação da região norte do Brasil.
A mão de obra empregada na exploração das Drogas do Sertão: Organizaram-se grandes expedições para capturar índios; na primeira metade do século XVII a grande concentração de índios que viviam nas margens do rio Amazonas foram dizimadas em escala inconcebível; matava-semuito mais do que o necessário para “limpar” o território de seus ocupantes e, o massacre teve o acordo dos padres Jesuitas, com caboclos que se tinham estabelecido nas margens do rio principal.
Os padres, bandeirantes, chefes de tropa brancos e caboclos aprendiam sobre as várias espécies vegetais, tratavam de enviar amostras para a Europa para serem analisadas. buscando mercados paraesses produtos: - As drogas do Amazonas ou as “drogas do sertão” pois a maioria tinham efetivamente efeitos terapêuticos, tais como a salsaparrilha, a borracha, a Castanheira do Pará, a baunilha, o guaraná a ipê-cacuanho, o ipê-rocho, o louro etc.
As consequências da exploração e a decadência * A mão-de-obra escravista indígena sofreria muito com o regime exploratório português.Foram mortos e substituídos pelos africanos; • A economia colonial enfatizaria massivamente a produção da Cana-de-açúcar no nordeste e as drogas do sertão passaram a receber menor importância; • Porém, na região, elas continuariam ainda sendo importantes na questão terapêutica, alimentar e na produção de produtos; • Com o final desse “ciclo”, apareceu (cerca de 2 séculos mais tarde) a borracha como um“resgate” da economia e fonte de lucros e recursos para a elite regional.

EXPLORAÇÃO CAPITALISTA E MODELOS DO DESENVOLVIMENTO
O planejamento regional para a Amazônia tomou maior importância apenas em 1953, com a criação da Superintendência do Plano de Valorização Econômico da Amazônia (SPVEA) no final do governo Vargas. O órgão federal tinha o objetivo de coordenar...
tracking img