O processo de mundialização dos consoles da Nintendo e sua consolidação cultural na sociedade pós-moderna

2903 palavras 12 páginas
Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Comunicação
Teorias da Cultura e do Contemporâneo

O processo de mundialização dos consoles da Nintendo e sua consolidação cultural na sociedade pós moderna

Docente: Élida Fabiani Morais de Cristo
Discentes: Felipe Matheus Soares Ferreira Nobre - 12101005201
Maria Jessica Lima - 12101001701
Laís do Valle Corrêa - 12101000901
Paulo Heverton dos Santos Raiol – 09102002201
Rafael Oliveira - 12102001101

Belém
2013

Resumo: Este artigo tem como objetivo entender como se deu o processo de mundialização dos consoles da marca de games Nintendo, analisando aspectos apontados por alguns teóricos pós-modernistas; de maneira compreender de forma intrínseca, a contribuição dos consoles da empresa para consolidação da marca Nintendo na cultura gamer do mundo.
Palavras-chaves: Convergência, mundialização, Nintendo, cultura gamer, narrativas transmídias.
Este artigo tem como objetivo entender como se deu o processo de mundialização dos consoles da marca de games Nintendo, analisando alguns aspectos pós-modernos e sua contribuição para a consolidação da Marca no mundo, aplicando a teoria da convergência, mundialização, além de conceitos como cultura gamer e narrativa transmídia. Sobre consoles, Nesteriuk explica:
[...] os jogos para consoles ocorrem em um monitor de televisão a partir de um console próprio (como o Atari, ou o Playstation, por exemplo); os jogos para computadores são jogos que ocorrem no monitor do computador a partir de seu próprio hardware (como no PC ou Mac); e os jogos para arcades — também chamados equivocadamente por alguns de fliperama —, que são grandes máquinas integradas (console – monitor) dispostas em lugares públicos. (NESTERIUK, 2009, p. 27).
Escolhemos a empresa Nintendo como objeto do artigo pelo desenvolvimento tecnológico que sempre buscou inovar seus produtos com intuito de acompanhar tendências e desejo de seus consumidores. Procuramos

Relacionados