O processo de ensino aprendizagem da língua espanhola aliado ao aprendizado da cultura espanhola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
PÓS- GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA












O processo de ensino aprendizagem da língua espanhola aliado ao aprendizado da cultura espanhola








Cecília Maria Tavares Dias



















TUCURUÍ - PA


2012









CECÍLIA MARIA TAVARES DIAS








O processo de ensino aprendizagem da língua espanhola aliado ao aprendizadoda cultura espanhola













Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, como requisito para obtenção de titulo de Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Espanhola.

Profª. Aline Santiago Amaral









Tucurui-PA, 2012








RESUMO


O presente trabalho trata da importância do educando conhecer acultura espanhola e de interagir com o seu interlocutor, palavras, expressões, sotaques, entre outros, de maneira significativa, pois o estudo de uma língua estrangeira precisa ser dinâmico, com atividades que possibilitem a veiculação da mensagem com qualidade, ou seja, que a sua transmissão supere as barreiras da comunicação. Para tanto, reflete que a língua de um povo é o reflexo dele mesmo e quepor meio da língua é que nos expressamos e manifestamos nossa própria existência. Além disso, aborda também a necessidade de a escola de educação básica trabalhar a pesquisa com seus alunos, numa perspectiva no enfoque comunicativo em que, realmente, existe a preocupação com os conteúdos de natureza sociocultural.


Palavras-chave: língua espanhola – interação – expressão cultural





SUMÁRIO1. DIAGNÓSTICO 5

2. SITUAÇÃO PROBLEMA 6

3. OBJETIVOS 7

3.1. GERAIS 7

3.2. ESPECÍFICOS 7

4. ANÁLISE AMBIENTAL 8

4.1. OPORTUNIDADES 9

4.2. AMEAÇAS 10

4.3. PONTOS FORTES 11

4.4. PONTOS FRACOS 12

5. ESTRATÉGIAS 13

6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 14

7. Considerações finais e resultados esperados 15

REFERÊNCIAS 16






1. DIAGNÓSTICO

O ensino de Línguas no Brasil há muito veminspirando professores e formadores de espanhol a buscar novas técnicas de ensino e aprendizagem para melhorar sua missão de motivar seus alunos para a aprendizagem da língua “de los hermanos”, compartilhada por mais de 20 países e cada vez mais universalizada como segunda língua ou língua estrangeira.
Para tanto, a Lei Federal 11.161/2005 torna obrigatório o ensino de língua espanhola nonosso país, mas aqui no Estado do Pará é muito pouco o número de professores com formação adequada, assim o número de escolas que ofertam o estudo da língua espanhola é inexpressivo, ou seja, poucas são as escolas que contemplam essa disciplina na sua estrutura curricular. Em Tucuruí, município localizado a sudeste do estado, apenas duas escolas da rede particular de ensino e um instituto federalofertam essa disciplina. Sendo que nessas escolas o ensino da língua dá ênfase, sobretudo, aos aspectos gramaticais uma vez que valorizam mais a competência lingüística, que é o domínio do código linguístico (morfologia, sintaxe, semântica, entre outros). O público atendido por essas escolas é formado, principalmente, por adolescentes e jovens do ensino médio, que estão em preparação paraprocessos seletivos de ingressos à educação superior. Todavia, é preciso, que o ensino da língua seja dinamizado, no sentido de usá-la nas diversas situações comunicativas do dia a dia. Por isso, esse plano de ação se faz necessário, uma vez que enfatiza o estudo da língua numa abordagem que prima a competência sociolingüística que é capacidade de utilizar a língua adequadamente em diferentes contextos esituações de comunicação. De acordo com Almeida Filho (2009), a abordagem comunicativa prevê foco no sentido com linguagem apropriada, uso cada vez mais fluente da língua, interação, comunicação real, iniciativa, negociação, reformulação, autonomia e professor que promove conscientização de linguagem.








2. SITUAÇÃO PROBLEMA

Conhecer a cultura de um povo implica reconhecer que a...
tracking img