O Processo de demarcação da Aldeia Suruí Sororó do município de São Geraldo do Araguaia-PA

894 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO A aldeia suruí sororó no município de São Geraldo do Araguaia: O processo de demarcação (1974-1983). O presente projeto aborda o processo da terra da etnia suruí, no sudeste do Pará, mais exatamente no município de São Geraldo do Araguaia a 100 km de marabá, durante 1974 e 1983, isto em plena ditadura militar. A população indígena da aldeia suruí, hoje soma 404 pessoas, que sobrevivem da renda de projetos da agricultura familiar. A comunidade da aldeia tem acesso direto as rodovias BR 152(antiga OP-02) e a transamazônica.

O turbulento processo de demarcação da terra indígena iniciou-se em 1974. Desde então foram elaboradas várias propostas de delimitação, sendo que nenhuma delas baseada em estudos antropológicos especializados.

Com o decreto presidencial 88.648, de 30 de agosto de1983, homologou-se a demarcação realizada em 1979, de 26.257 hectares. Com o crescimento da população,essa área tornou-se pequena e é grande a dificuldade de ampliá-la,tendo em vista que estar cercada por inúmeras propriedades privadas.Estas já existiram desde os anos 1940,em razão da extração de castanhas e madeiras.

JUSTIFICATIVA Este projeto trata da questão demarcatória de terras da aldeia suruí sororó, onde desde o inicio dos trabalhos de demarcação existiram divergências, quanto ao tamanho da área reivindicada. Vale ressaltar que o nome suruí foi atribuído ao grupo indígena pelo frei Gil Gomes Leitão. Também são conhecidos como suruí do Pará, forma de distingui-los dos suruí de Rondônia. Subtende-se também, que a vida dos índios suruí, era voltada para suas atividades culturais e econômicas próprias, sendo que a agricultura constituía sua principal atividade de subsistência, produzindo grandes roças comunitárias, onde plantavam várias espécies de mandioca, bananas, inhame, batata doce e etc. No que se referem à demarcação, os integrantes indígenas, sobretudo os mais velhos, passaram apontar

Relacionados

  • Resolução
    17181 palavras | 69 páginas
  • A violencia no brasil
    73925 palavras | 296 páginas
  • 0 Livro Cimi 40 Anos Final 1
    69273 palavras | 278 páginas