O processo de degradação ambiental do brejo localizado no vetor central da cidade de são joão do sóter – ma

11568 palavras 47 páginas
1. INTRODUÇÃO

Ao longo dos tempos o homem vem se organizando em sociedade, e para garantir a sua sobrevivência e estabilidade, tem adquirido na natureza formas de utilização de seus recursos por esta apresentar-se como um bem indispensável à vida.
Os problemas ambientais tem sido temática para população mundial, por apresentar ameaças à existência de vida no planeta. A ação do homem tem contribuído de forma incomparável na transformação do meio natural que, geralmente, por falta de uma educação ambiental causam alterações que poderão ser incontroláveis pela própria humanidade. Vem crescendo cada vez mais o interesse de pesquisadores sobre os aspectos ambientais, objetivando descobrir causas, e os meios para amenizar os problemas de degradação do meio ambiente.
Percebe-se que são vários os fatores que alteram o equilíbrio ambiental do planeta. Acentuada densidade demográfica nas proximidades dos mananciais, a falta de educação ambiental e preocupação com o desenvolvimento sustentável, podem estar estritamente relacionadas com as alterações do ambiente.
O presente trabalho foca o Processo de Degradação Ambiental do Brejo Localizado no vetor Central da Cidade de São João do Sóter-MA. Estuda as inter-relações dos elementos que contribui com a degradação do mesmo, e a sua importância geoambiental para a sociedade.
Questiona-se de que forma a sociedade sotense contribui com a degradação ambiental do Brejo, na Cidade. Evidenciando o crescimento demográfico como um dos possíveis fatores de degradação, uma vez que a densidade populacional está se acentuando nas proximidades da sua faixa de preservação. E a falta de educação ambiental da população é fator que contribui com essas alterações.
O Brejo apresenta-se como a principal fonte de recursos hídricos existente na cidade. Contribui com o seu equilíbrio ambiental além de favorecer o abastecimento de água.
Toda e qualquer alteração no seu meio ambiente irá afetar consideravelmente o ecossistema e a qualidade

Relacionados

  • Degradação ambiental caxias-ma
    26000 palavras | 104 páginas
  • Escavaçoes
    53077 palavras | 213 páginas
  • Administração
    35833 palavras | 144 páginas
  • COMISS O NACIONAL DA VERDADE
    231500 palavras | 926 páginas