O processo de cercamento e a transformação da terra em capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esse trabalho tem por objetivo expor o processo de transformação das terras comunais Inglesas do séc. XV - XVIII, em propriedades privadas a partir do processo de cercamento, que privou a população pobre do seu meio de subsistência gerando mão de obra barata para a indústria capitalista, transformando a terra em capital.
As considerações analisadas e abordadas nesse artigo são baseadas nasseguintes obras: O Capital – Livro I, Karl Marx (1996); A Era do Capital (1848-1875), Eric Hobsbawm (1995); Costumes em Comum, E. P. Thompson (1998); História Econômica, Ciro de Barros Rezende Filho (2001).
De acordo com Thompson (1998), as terras comunais eram faixas de terras de uso comum disponibilizada para a população pobre, utilizadas como pastagem, terrenos para caça, coleta de madeira paralenha, criação de coelhos etc. Essas terras “criavam uma economia de subsistência para os pobres” (THOMPSON, 1998: 93)
Para Marx (1996) esses camponeses eram livres, pois eram economicamente autônomos, aproveitavam seu tempo de lazer para trabalhar nas grandes propriedades como trabalhadores assalariados. Além disso, utilizavam as terras comunais para pasto, coleta de lenha e turfas. Marx (1996)complementa que na Europa, a produção feudal era caracterizada pela partilha do solo entre os súditos, porque o poder do senhor feudal era baseado não na sua renda, mas sim na quantidade de súditos existentes que dependiam do número de camponeses economicamente autônomos.
Entretanto no séc. XVIII argumenta Thompson (1998) que os tribunais florestais caíram em desuso, sendo assim a vigilância daCoroa sobre as terras comunais diminuiu relativamente, com isso o abuso e apropriação dessas áreas tornaram-se uma prática rentável. “Os poderosos invadiam os caminhos, cercavam novos territórios de caça, derrubavam acres de árvores, [...] faziam incursões para caçar cervos, vendiam gravetos e tojos.” (THOMPSON, 1998: 91).
Com o desenvolvimento da manufatura de lã na Inglaterra, Marx (1996)trata do processo de desapropriação dessas terras de uso comum, transformando a lavoura em pastagem para ovelhas, esse processo foi movido pela nova configuração do Senhor Feudal onde o dinheiro e o poder associaram-se a usurpação da terra, caracterizando o período de transição entre o feudalismo para o Capitalismo. Thompson (1998) reflete que com o processo de desenvolvimento do capitalismo e osignificativo crescimento demográfico as terras comunais tornaram-se muito significativa para a população pobre por causa da sua contribuição na economia de subsistência.
A pressão demográfica, junto com o crescimento de empregos, tornara mais significativo os benefícios marginais da turfa e da madeira etc. no contexto que criava uma economia de subsistência para os pobres; enquanto ao mesmo tempo,o crescimento das cidades e, com isso, a demanda crescente de combustíveis e materiais de construção aumentavam o valor de mercado dos bens como pedreira, areeiros, saibreiras, turfeiras (THOMPSON, 1998: 93)

O cercamento das terras comunais não foi um processo pacífico, como já abordado anteriormente as terras comunais eram muito rentáveis, Thompson (1998) alega que: “Não havia uma floresta ouárea de caça no país que não tivesse um episódio dramático de conflito sobre o direito comum no séc. XVIII (THOMPSON, 1998: 91). As mudanças ocorridas com o processo de cercamento influenciaram significativamente os contemporâneos da época, Marx (1996) traz a reflexão que com a desapropriação das terras anteriormente utilizadas para a subsistência e empregadas como pastoril para as ovelhas gerouo empobrecimento da população de massa, que não possuía mais terras nem meios de sustento, gerando um grande contingente de pessoas em estado de miséria a Inglaterra.

Naquele tempo, aumentavam as queixas sobre a transformação de terras de lavouras em pastagens, fáceis de cuidar por poucos pastores; e arrendamentos por tempo determinado, vitalícios ou anualmente revogáveis foram transformados...
tracking img