O processo de avaliação de desempenho

Páginas: 27 (6603 palavras) Publicado: 28 de dezembro de 2010
[pic]

Gestão de Recursos Humanos

TEMA III – O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Trabalho de unidade curricular

Discentes: Grupo 5

- Daniel Dias nº 080117139
- Luís Carreiras nº080117126- Vera Pedro nº 090117098

Docente:

Vítor Manuel Pina da Costa

ANO LECTIVO 2009/2010

INDICE

INDICE1
RESUMO 2
DESENVOLVIMENTO:

1.O que é Avaliação de Desempenho? 3

2.Objectivos 3

2.1 Quais os princípios a ter em conta na definição de objectivos? 4
2.2 Como definir Objectivos? 4
2.3 O que fazer quando não é possível definir uma metaespecífica? 8
3. Responsáveis pela Avaliação do Desempenho 8

4. Benefícios 10

5. Métodos Tradicionais e Vantagens dos Métodos 11

6. Fontes de Avaliação e Desempenho 22

7. Novas Tendências 23

8. Entrevista de Avaliação e Desempenho 24

CONCLUSÃO 26

BIBLIOGRAFIA 27

ANEXOS 28

RESUMO

Através da Avaliação de Desempenho, será identificado se o perfil comportamental etécnico dos colaboradores de uma empresa estão alinhados ao perfil ideal exigido pelos cargos.

A Avaliação de Desempenho é uma maneira de estimar o aproveitamento do potencial individual de cada colaborador dentro das organizações.

O resultado da Avaliação será a identificação das competências comportamentais e técnicas que precisam ser aperfeiçoadas. Assim, sendo um sistema formal esistemático de apreciação do trabalho desenvolvido pelos colaboradores de uma organização, durante um período de tempo a fim de gerir melhor o seu desempenho, este pode ter um impacto significativo sobre a produtividade do trabalho enquanto processo de controlo do desempenho e através das suas relações com a selecção, formação, desenvolvimento profissional, promoção e remuneração dos colaboradores naorganização

O objectivo deste trabalho é compreender o processo de resistência colectiva emergente, as suas causas e implicações, e os desafios que este processo tem colocado tanto às relações laborais e profissionais como à capacidade de gestão da mudança por parte do trabalhador e empresa.

A avaliação não é um fim em si própria, mas um meio para atingir determinados objectivosorganizacionais.

1. O QUE É A VALIAÇÃO DE DESEMPENHO?

A avaliação do desempenho é um instrumento de apoio à gestão e um factor de mobilização em torno da missão dos serviços e organismos e por isso deve ser visto como um estímulo ao desenvolvimento das pessoas e à melhoria da qualidade dos serviços.
A avaliação de desempenho visa definir e identificar as funções realizadas pelosfuncionários e colaboradores de uma Empresa durante um determinado período de tempo. Esta tem como princípios a análise do desempenho individual e colectivo dos funcionários, proporcionando a evolução pessoal e profissional. Com esta maior facilidade de evoluir aos mais variados níveis, os funcionários auto-valorizam-se, sendo esta auto-valorização uma ferramenta muito útil para o presente efuturo, dentro e fora da actual empresa. Para além do já mencionado, possibilita também à Administração de Recursos Humanos, uma mais simples tomada de decisões acerca de salários, prémios, promoções, demissões, e possibilitando aos avaliados um treino e planeamento da carreira que lhes facilitará uma evolução na carreira. Este meio possibilita a atribuição mais justa de feedback às pessoas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
  • Avaliação de Desempenho e os possíveis processos de implantação
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliacao de desempenho
  • avaliação de desempenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!