O problema das drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Problema das Drogas

Segundo a Organização Mundial de Saúde, droga é toda substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suasfunções.
Desde muito antes de Cristo, alguns povos usavam plantas como estimulantes, alívio de sofrimentos e dores, auto-castigo ou como forma de contato divino. O álcooltambém tem um histórico antigo.
Houveram épocas auge para cada tipo de droga. Em 1970 houve a proliferação da cocaína e seus derivados, dentre os quais o “crack” queagora tem representado um grande problema para a sociedade. Recentemente a droga mais popular entre as classes média e alta é o ectasy.
Existem as drogas lícitas,que são as legalmente produzidas e comercializadas, podendo ou não ter sua venda controlada por riscos de causar dependência e por uso indevido, como é o caso do álcool,tabaco, inalantes, solventes e medicamentos.
As drogas ilícitas são substâncias proibidas, dentre as quais estão o crack, LSD, cocaína e maconha.
Algumas drogas sãoestimulantes e provocam uma reação de alerta. Os usuários têm a impressão de estarem mais fortes e dinâmicos. Há um aumento dos batimentos cardíacos, da respiração,pressão sangüínea, temperatura corporal e a pessoa perde o sono e o apetite.
As drogas depressoras deprimem as atividades do cérebro causando certo relaxamento eprovocando uma sensação de calma. Em geral estas drogas afastam sensações desagradáveis. O uso continuado deste tipo de droga causa efeito de retardamento da fala, dosmovimentos, prejuízo na memória, alterações de humor e irritabilidade. Altas doses podem gerar convulsões, depressão respiratória e cerebral, levando, inclusive à morte.
tracking img