O problema da escassez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE 1 – INTRODUÇÃO

1 – O PROBLEMA DA ESCASSEZ

A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Se não houvesse escassez, tampouco haveria a necessidade de se estudar economia.

Mas, por que existe a escassez?

A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens (alimentos, roupas, casas etc.) eserviços (transporte, assistência médica etc.) são infinitas e ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (máquinas, fábricas, terras agricultáveis, matérias-primas etc.) à disposição da sociedade e que são utilizados na produção dos mais diferentes tipos de produtos são finitos e limitados, ou seja, são insuficientes para se produzir o volume de bens e serviços necessários para satisfazer asnecessidades de todas as pessoas.
É preciso não confundir escassez com pobreza. Pobreza significa ter poucos bens. Escassez significa mais desejos do que bens para satisfazê-los, ainda que haja muitos bens. É preciso também não confundir escassez com limitação. Um bem pode ter sua oferta limitada. Entretanto, se esse bem não for desejado, se não houver procura por ele, ele não será escasso.
Assim, ofenômeno da escassez está presente em qualquer sociedade, seja ela rica ou pobre. E verdade que para países como os Estados Unidos e a Suécia ela não é um problema tão grave como para países como a Somália e a Etiópia, em que sequer as necessidades básicas da população são satisfeitas. Mesmo assim, a escassez continua sendo um problema, uma vez que as aspirações por bens e serviços em geral superama quantidade de bens e serviços produzidos pela sociedade.
Da dura realidade da escassez decorre a necessidade da escolha. Já que não se pode produzir tudo o que as pessoas desejam, devem ser criados mecanismos que de alguma forma auxiliem as sociedades a decidir quais bens serão produzidos e quais necessidades serão atendidas.

2 - DEFINIÇÃO DE ECONOMIA

Uma vez entendido o sentido econômicoda escassez, podemos passar para a definição de Economia.
Em termos etimológicos a palavra “economia” vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). Teríamos, então, a palavra oikonomia que significa “administração de uma unidade habitacional (casa)”, podendo também ser entendida como “administração da coisa pública” ou de um Estado.
Em Economia estudamos as maneiras pelas quais os diferentestipos de sistemas econômicos administram seus limitados recursos com a finalidade de produzir bens e serviços, objetivando satisfazer as ilimitadas necessidades da população.
“Se o objetivo é atender ao máximo as necessidades da população e se os recursos são limitados, então a administração desses recursos tem de ser feita de maneira cuidadosa, econômica (parcimoniosa), racional e eficiente.” Emoutras palavras, temos de “economizar” recursos.
Podemos, então, definir Economia como “a Ciência Social que estuda como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilização alternativa, na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas”.

3 - SISTEMA ECONÔMICOUm “Sistema Econômico” pode ser definido como a forma na qual uma sociedade está para desenvolver as atividades econômicas de produção, troca e consumo de bens e serviços.
Toda economia opera segundo um conjunto de regras e regulamentos. Exemplificando, as firmas devem ter licenças específicas a fim de que possam produzir e vender seus produtos; os trabalhadores devem ser registrados emcarteira. Essas são apenas algumas das regras existentes em nossa economia. Assim, todas as leis, regulamentos, costumes e práticas tomados em conjunto, e suas relações com os componentes de uma economia (firmas, famílias e governo), constituem o que denominamos “Sistema Econômico”.

4 - ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS

4.1 Necessidades Humanas
Entende-se por necessidade humana a sensação da falta de...
tracking img