O prisioneiro da grade de ferro - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O documentário “O Prisioneiro da Grade de Ferro” é um longa-metragem de duas horas de duração dirigido por Paulo Sacramento. O longa retrata a situação precária em que viviam os detentos do Carandirue o que eles faziam para conseguir sobreviver lá dentro. Sacramento faz uma crítica ao sistema carcerário brasileiro, sua intenção é mostrar que o sistema carcerário brasileiro não cumpre sua funçãode recuperar o indivíduo, apenas o mantém longe da sociedade. As imagens que compõem o documentário foram obtidas durante sete meses, no ano anterior à implosão da Casa de Detenção do Carandiru.
Acrítica se estende ainda às péssimas condições de vida a que os presos são submetidos. Os problemas mais mostrados no longa são a precariedade das celas e a falta de atendimento médico aos detentos.Trata-se de condenados por homicídios, roubos, estupros mas, acima de tudo, seres humanos como qualquer outro e merecem condições de vida no mínimo aceitáveis. O filme mostra o descaso por parte dasautoridades governamentais, que só se preocupam em aumentar as vagas nos presídios, mas não em melhorar suas condições.
Em alguns momentos Sacramento cede suas câmeras para os próprios detentosproduzirem imagens de suas atividades diárias e de como conseguem sobreviver dentro do Carandiru. Antes das filmagens foi realizado um curso de vídeo dentro do presídio para que os detentos pudessemcontribuir na produção do documentário. Obviamente as imagens não são as melhores, devido à falta de experiência dessas pessoas nesse tipo de atividade, mas é admirável a ação do diretor de dar essaoportunidade aos presos de ter um novo conhecimento. Um dos presos, inclusive, se justifica pela sua falta de destreza ao manusear a câmera, dizendo que é apenas um amador.
O que torna esse documentáriointeressante é a realidade com que é retratado o cotidiano dos aprisionados no Carandiru. Sacramento fez questão de exibir os dois lados da prisão, o bom e o mau. O lado bom é a forma com que os presos...
tracking img