O principizinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PRINCIPEZINHO

O livro O Principezinho fala de um menino que vivia num planeta: o Asteróide B612, e que caiu no planeta Terra. Isto aconteceu porque o menino queria arranjar uma ocupação e instruir-se, decidindo então visitar outros asteróides: o Asteróide 325, em que só vivia um rei que não tinha ninguém para mandar fazer o que dizia; o Asteróide 326, onde vivia um vaidoso que estava sozinhoe não tinha quem lhe elogiasse; o Asteróide 327, onde estava um bêbado; o Asteróide 328, em que vivia um homem de negócios que só pensava em fazer contas; o Asteróide 329, onde se encontrava um acendedor de candeeiro que "fazia" a noite e o dia; e finalmente, o Asteróide 330, no qual vivia um geógrafo que sabia onde ficavam os mares, os rios, as cidades, entre outras coisas e que aconselhou omenino a visitar o planeta Terra, por ser um planeta com boa reputação. Assim, o menino foi parar ao deserto do Saara, onde o escritor desta história se encontrava perdido após se ter partido qualquer coisa no motor do seu avião.

Eles conheceram-se quando o Principezinho se chegou ao pé dele e disse: "Por favor, desenha-me uma ovelha." Para o escritor, o Principezinho foi o único a entender osseus dois desenhos feitos quando era criança: uma jibóia aberta e outra fechada, que todos teimavam em dizer ser um chapéu. Ele ficou maravilhado por o Principezinho adivinhar e assim, desenhou-lhe uma ovelha e a caixa para a ovelha.



Depois, conversaram imenso. Principalmente, o Principezinho que contou as várias aventuras que teve em Terra. Nas suas conversas há, por vezes, uma moral, poistenta-se mostrar o bem e o mal de certas coisas.



O escritor sabia que nesse mesmo dia, à noite, a estrela do Principezinho iria estar por cima do lugar onde caiu e disse-lhe que ia ter muitas saudades dele. O Principezinho respondeu-lhe: "Depois, à noite, pões-te a olhar para as estrelas. A minha é pequenina demais para se ver daqui. Mas, é melhor assim, para ti, a minha estrela vai ser umaqualquer. Assim, gostarás de olhar para as estrelas todas..." Seguidamente, o Principezinho deu-lhe a mão e despediram-se.



Caracterização da personagem:

Retrato Físico: jovem e loiro

Retrato Psicológico: O principezinho era um menino que estava sempre a fazer perguntas mas nunca respondia a nenhuma, era muito curioso e Persistente. Também acho que ele era amável, amigo e inteligente.Transcrição de um excerto da obra:

“ As pessoas grandes são decididamente muito bizarras, ia pensando ele pela viagem a fora”.

- A razão da minha escolha desta pequena afirmação do Principezinho é que de facto as pessoas crescidas muitas das vezes não pensam naquilo que fazem e dizem, eu também por vezes fico desiludido com as atitudes dos adultos, ignoram as crianças como se fossemosobjectos, coisas, e não pessoas como elas, que pensamos, sentimos, temos vontades próprias e muitas das vezes sabemos fazer as nossas escolhas, como por exemplo escolher a nossa profissão futura.

Reacção Pessoal à Obra:

Apresentação de um motivo forte para a leitura da obra em questão:

Eu escolhi esta história para ler e fazer o meu trabalho de Língua Portuguesa porque este livro foi-meoferecido pela minha professora de Tutoria do ano passado no (6º ano), a professora Rita Silva, com quem eu simpatizava bastante e que me ajudou muito ao longo do ano lectivo 2008/2009. Eu gostava muito dela mas ela foi transferida para outra escola. Em homenagem á sua oferta e a tudo que fez por mim, resolvi dedicar-lhe este trabalho. Para mim esta é uma razão muito forte para eu ter escolhido estaobra.



O autor desta fabulosa obra era um humanista.

Personagem principal: O Principezinho


Esta é uma história com mensagens poderosas.

A história é uma metáfora para as escolhas que nós como humanos e adultos fazemos, e os caminhos que escolhemos seguir durante a vida.
O livro está cheio de frases bonitas sobre a vida e o amor. ‘O que é essencial é invisível ao olhar’ e...
tracking img