O principio0 do revestimento

299 palavras 2 páginas
O Princípio do Revestimento.

Cada material tem sua própria linguagem formal e nenhum deles pode assumir a forma de outro.

Um tempo triste para a arte, um tempo triste para os poucos artistas que havia entre os arquitetos de então...
Isto mudou? Dispenso a resposta dessa pergunta. Ainda domina, na arquitetura, a imitação e a arte do sucedâneo.

Em Viena está florescendo uma nova primavera, o solo está recém adubado! Mas, o espaço aconchegante coberto totalmente com tapetes não é uma imitação? As paredes não estão feitas de tapetes?

As bases do revestimento são diversas. Assim como é proteção contra a inclemência do tempo, como a pintura a óleo sobre a madeira, aço ou pedra, pode ter motivos higiênicos.

O princípio do revestimento, termo criado por Semper, se estende também à natureza. O autor formulo também uma lei perfeitamente determinada que chamou de lei do revestimento

Tal lei diz assim: a possibilidade de que o material revestido se confunda com o revestimento deve ser excluída em todos os casos. Para casos particulares, esta frase teria que dizer: pode-se pintar a madeira com qualquer cor, menos com uma – cor de madeira.

Um material de revestimento pode conservar sua cor natural quando o material revestido também é desta cor.
“Pintem no teto de madeira bem, bem alto os melhores efeitos: os pobres olhares acreditarão e as tomarão como de verdade. Mas a psique divina não acreditará em sua falácia. Vê, na melhor marchetaria pintada “como autêntica”, pura pintura a óleo”

REGRAS PARA QUEM CONSTRÓI NAS MONTANHAS

“A planície exige uma disposição arquitetônica vertical. As montanhas, horizontal. A obra humana não deve competir com a obra divina.”

Relacionados