O principio da espondabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CCSA- Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Curso: Administração

Componente Curricular: Fundamentos da Ética e da Política

Docente:
Aluno:




Resumo: O PrincipioResponsabilidade, Hans Jones, Cap. 4




É possível analisar através dos desdobramentos feitos que, Jonas
pretende validar e fundamentar o arquétipo de uma ética fundamentada na amplitude do ser.Mas para isso é necessário a articulação das categorias Heurística do Medo, Fim e valor, Bem, o Dever e o Ser e a relação entre a Responsabilidade Paterna, Política e Total, para criar a base de umaconfiguração ética que fundamenta o Principio Responsabilidade. Conforme Jonas (2006), a ética precisa ser fundamentada na globalidade do ser, mas também, fundamentada na singularidade do homem, buscandosempre evitar qualquer forma de relativismo de valores. O Princípio Responsabilidade implica ser também, um imperativo da existência, pois assim seria a primeira condição ética e responsável com epara o mundo de amanhã.

Para Hans Jonas (2006), o ser humano por si só já tem um valor
fundamental pela totalidade do seu Ser, tendo uma vantagem em relação aos outros seres pelo fato de poderassumir responsabilidades, podendo assim, garantir seus próprios Fins. É a partir deste momento que surge o arquétipo de toda a responsabilidade do homem, baseada na natureza das coisas, na relação dosujeito e objeto, porém, essa relação ocorre somente com a existência do espaço e do tempo.

Desta forma, percebemos que existe um Dever implícito de forma muito concreta no Ser, com obrigaçõesobjetivas sob a responsabilidade externa, como por exemplo, a Responsabilidade Paterna.
Jonas (2006) definiu a Responsabilidade Paterna como sendo uma relação natural, incondicional, englobando atotalidade do objeto, não dependendo de aprovação prévia. A Responsabilidade Política, Jonas definiu como sendo fruto de uma escolha, ambicionando o poder para exercer a responsabilidade suprema....
tracking img