O principe nicolau maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PRINCIPE-NICOLAU MAQUIAVEL





A história da humanidade foi marcada por obras e idéias marcantes e de grande impacto, especialmente após a decadência do feudalismo na Europa, entre os séculos XIII E XV,período esse de uma grande efervescência cultura e política, onde Nicolau Maquiavel, um pensador,escritor,diplomata e político de origem relativamente modesta,nascido em Florença naItália escreveu “O PRINCIPE” . Obra esta citada e lembrada até os dias atuais pela frieza de suas analises, mas polemica de suas idéias.


Essa obra foi escrita de 1513 a 1516, porem só foi publicado em 1532 após a sua morte. Apesar de amplamente criticado pelas suas idéias, em função de pregar o autoritarismo como forma de governo ideal não pode esquecer o contexto em que esse autor desenvolveusuas idéias.


Basicamente “O Príncipe” se constitui em um apanhado de conselhos dedicados a Lourenço de Medicis, de como se deve governar um povo de forma autoritária, colocando sempre em primeiro lugar o interesse do Estado. Essa obra ao contrario que possa parecer não originou ou incentivou a criação de estado absolutista, forte e centralizado, apenas, e tão somente, deu fundamentaçãoteórica a instituição deste. Uma Idéia que encontrou boa repercussão no meio político em uma sociedade que vinha sofrendo com a fragmentação do poder, que caracteriza a idade média, encontrando respaldo na classe burguesa emergente na época.


Porem outros autores renascentistas, também descontentes com a estrutura social da idade média passaram a questionar o modelo de governo defendido porMaquiavel em sua obra “O Príncipe”.


O autor defende abertamente a organização do estado em Republica ou principados, desde que sejam amplamente centralizados, fortes autoritários, pois dessa forma, dificilmente poderão ser derrubados, conservando uma organização política mais duradoura, o que seria beneficio para o Estado.Para tornar o Estado forte, centralizado e absoluto, Maquiavel sugere, porexemplo, em caso de invasão de outras nações e eliminação de linhagens de nobres que os dominava, não autorização da organização de leis e impostos preexistentes, instalações de colônias ou a mudança do novo dominador para o local conquistado, alem de buscar o apoio(pela força se necessário) dos povos dominados.


Cita como exemplo de governos eficientes ao longo da historia o reino de Dario,ocupado por Alexandre o Grande que não se revoltou contra seus sucessores após sua morte, por ter um governo centralizadora força de monarquia absoluta, contrastando este caso com territórios ocupados pela França, onde o Rei governava ao lado de senhores e nobres, que exerciam influencia sobre os servos, o que poderia dar aberturas para futuras revoltas ou golpes do estado.


Ao referir-se ascausas do fracasso do Governo de Luis XII, descreve “É coisa muito natural e comum o desejo de conquistar e, sempre, quando os homens pode fazê-lo, serão louvados ou, pelo menos, não serão censurados; mas quando não tem possibilidade e querem fazê-lo de qualquer maneira, aqui esta o erro e conseqüentemente a censura. S e a frança, pois, podia assaltar Nápoles com suas forças, devia fazê-lo; se nãopodia, não devia dividir esse reino. E se a divisão que fez com que os venezianas sobre a Lombardia mereceu desculpa por ter com ela firmado pé na Itália, aquela merece censura em razão de não ser justificada por essa necessidade.Tinha, pois, Luiz, cometi,do cindo erros : eliminou os menos fortes ;aumentou na Itália o prestigio de um poderoso;ai colocou um estrangeiro poderosíssimo;não veiohabitar no pais;não instalou colônias.”


Outra característica marcante de Maquiavel nessa obra é a forma com que ele sugere o tratamento dispensado ao povo que, quando precisar ser insultado ou sacrificado que seja feito rapidamente ou de uma só vez, para que marque menos e no caso de benefícios ao povo que sejam dados ao poucos para que possam ser melhores saboreados.


Com relação à...
tracking img