O principe - maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor: Silvalino Ferreira de Araújo
Aluna: Raissa Alves Gomes

Resenha do Livro “O Príncipe” de Maquiavel
Em “O Príncipe”, Maquiavel considera que a base de todo o poder são boas leis e bonssoldados, e a força o fator principal que assegura a manutenção do Estado, garantindo ao príncipe estabilidade. Essas bases também são os dois modos existentes de combater, porém como a primeira nemsempre é suficiente, torna-se necessária a utilização da segunda. O príncipe deve então exercer a força e praticar o mal sempre que necessário, pois os fins justificam os meios, e não é vantajoso quese tenha todas as virtudes que se aparenta ter em sua imagem pública, pois senão não conseguirá fazer o que deve ser feito para manter-se no poder. Ainda, os atos contra o povo devem ser feitos todosde uma vez só, e aqueles a favor em parcelas para que a massa esqueça-se dos ruins e veja apenas os resultados e a paz.
A razão principal da queda de um príncipe é a negligência em versar-se na arteda guerra. Deve-se sempre estar focado nela, mesmo em tempos de paz, pois a sorte surpreende mesmo o mais virtuoso dos príncipes se este não estiver preparado para suasartimanhas.
Para osurgimento de um Estado, dominando outro que já existe, há três opções; a devastação do mesmo; sua habitação; ou deixar-lhe viver como suas próprias leis pedindo apenas tributos e organizando um comando deconfiança para geri-lo. Devendo precaver-se, ainda mais se o domínio anterior tenha sido uma república, pois um povo acostumado a ser livre não se curvará. O príncipe sempre precisará contar com osfavores dos cidadãos locais para dominá-los, e deverá buscar ajuda nos privilegiados pela nova ordem imposta, contudo o mais importante é nunca receber o ódio de seus súditos, designando então outraspessoas para realizarem as tarefas penosas e ele mesmo realizando as que trarão benefícios. Além do mais, apesar das desconfianças, não deve de modo algum desarmar seus súditos, pelo contrário, assim...
tracking img