O principe, maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Todos os Estados que existem ou já existiram são e foram sempre repúblicas ou principados.” Ou seja, na história da humanidade, segundo Max Weber, foram três os tipos de poder que ramificaram opoder legitimo, sendo eles, o poder tradicional, que é lastreado na sacralidade da pessoa que governa, mantendo uma situação história. Os principiados, em sua maioria, foram advindos de uma investiduradivina, onde o governante governa por vontade de Deus. O poder carismático, aquele que se baseia na crença dos dotes extraordinários do governante, a exemplo de Napoleão. E por último, o poderracional/legal, baseado numa forma posta, através de razão, como ocorre num modelo presidencialista.
Para a conquista de um novo território, antes já governado com suas próprias leis, segundo Maquiavel,diferentemente do poder de direito, que tem mecanismos de sublimar a força, é estritamente necessário a utilização do poder de fato, descrito por Bonavides, como mera força, um poder imposto.Exemplificado, pelos romanos, que para manter a seu domínio sobre Cápua, Cartago e Numância. “Quem se torna o senhor de uma cidade livre e não a aniquila, pode esperar ser destruído por ela. [...] Não importa oque quer que o governante faça, ou conceda: enquanto os habitantes não forem separados ou dispersos, não esquecerão o nome e os hábitos de seu país [..].”
“Consideremos agora o caso do cidadão quese torna soberano não por meio do crime, ou da violência intolerável, mas pelo dos seus concidadãos: é o que se pode chamar de governo civil.” O governo civil, seria então, um poder político, quedeveria atender aos interesses de todos, governados e governantes. Todavia, o poder político ou poder ideal pode se corrompe aos interesses daqueles que o detêm. Podendo assim, aproximar-se do poderpaternal ou do poder senhorial. Isso acontece quando o governante transforma seu Estado em um governo absoluto, esquecendo-se dos interesses do povo e governando para uma minoria (aristocracia), ou...
tracking img