O principe das mares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA INTENSIVA FATECI
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E ORGANIZAÇÕES
PROFESSORA: ADRIANA ALENCAR GOMES PINHEIRO

Profissional Entrevistada: S. M. M.(Psicóloga organizacional)
_____________________________________________________
Ex: NADJA (PSICÓLOGA ORGANIZACIONAL DE UMA AGÊNCIA DO INSS –FORTALEZA –CE)

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA
Agência número 254do INSS
Quem Somos.
A empresa Mercadinhos São Luiz é remanescente de J.Melo&Irmão, que surgiu em 1914. Atuava na época exclusivamente no ramo de venda por atacado. Atualmente está sob a responsabilidade dos sobrinhos.
Comunicação:
Os mercadinhos São Luiz tem um veículo de comunicação interno e externo, conhecido por “Jornal Nossas Vozes”
É o pequenojornalzinho interno que o São Luiz – através dele q equipe de colaboradores tem contato com as mais importantes informações sobre tudo o que acontece nos setores e nas lojas da empresa.
As Lojas:
Tem sempre um mercadinho São Luiz pertinho de você. São 11 lojas na capital, onde todos os gerentes se comunicam com todas as equipes da demais lojas.
Trabalho Social com funcionários efamuliares
1- Colônia de férias duas vezes por ano nas férias escolares para filhos de funcionários.
2- Carnaval São Luiz
3- Festa dos fornecedores
4- Natal Família São Luiz
5- Longão triativo São Luiz
6- Curso de culinária para crianças
7- Dia da gratidão
8- Dia de visita as crianças do Hospital Albert Sabin
9- Maratona do Sol poente
10- Dia da Árvore
11-Toda quarta-feira tem o “tira-dúvidas” com o ouvidor. Também aproveita-se o dia para aprender dicas de receitas.

. Tudo começou no ano de 1926, quando o empresário Luiz Melo fundou uma pequena loja de atacado, a Casa São Luiz.

Em 1967, com a morte do Sr. Luiz, coube ao seu filho João Batista, que já trabalhava na empresa, a tarefa de gerir o negócio herdado pelo pai.

O Sr. João, comopassou a ser conhecido por seus funcionários, logo começou a remodelar os padrões da empresa. Assim, em 1972, entrou no ramo de varejo e inaugurou a primeira filial dos Mercadinhos São Luiz, na Avenida Santos Dumont, em Fortaleza.

Era um líder diferenciado, e acreditava que o sucesso da empresa dependia, antes de qualquer outra coisa, da felicidade de seus clientes, dos parceiros e, principalmente,de “seu pessoal”, os colaboradores.

O tempo tratou de mostrar que sua fórmula estava correta. O que começou como uma pequena loja foi crescendo em popularidade e, consequentemente, em qualidade, quantidade e tamanho. Com muito trabalho e dedicação de sua equipe, o São Luiz inaugurou novas filiais e transformou-se, a partir da década de 80, na maior empresa supermercadista natural do estado doCeará, posto que ocupa até os dias de hoje.

No final da década de 90, o São Luiz já contava com 15 lojas. Reconhecendo o potencial e a qualidade da marca, grandes redes nacionais e multinacionais passaram então a se interessar pela aquisição da empresa, incluindo-a como uma das metas de seus processos de expansão. Mostrando força, sensatez e responsabilidade, em março de 2000, oito lojas da redeforam negociadas com o Grupo Pão de Açúcar. Esse fato assegurou a continuidade da operação dos Mercadinhos São Luiz, exercida através das sete lojas restantes.

Em 2001, diante da necessidade de crescer ainda mais, dentro de um mercado tão competitivo, o São Luiz se uniu a outras empresas supermercadistas e formou a Super Rede, que, em pouco tempo se tornou uma das maiores redes brasileiras decompras.

Em 2008, após o falecimento de João Melo, a empresa passa a ser gerida por seus dois sobrinhos, Severino Neto e Fernando Ramalho. Funcionários desde a década de 70, eles já dividiam com o tio a direção da empresa desde o início dos anos 2000.

Buscando se posicionar cada vez mais fielmente junto ao seu público-alvo, o São Luiz deixa a Super Rede em 2010, centralizando mais uma vez...
tracking img