O preparo do cuidador frente ao idoso portador de alzhaimer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da Revista

Vol. 1, Nº. 1, Ano 2012

Tais Cristina Bartalini
Virginia Angelica Progete Melega
Elisabeth Tot

tais_bartalini@hotmail.com
vimeangelica@hotmail.com



Faculdade Anhanguera de Piracicaba
bethtot@ig.com.br





























O PREPARO DO CUIDADOR FRENTE AO IDOSO PORTADOR DE ALZHAIMER

ResuMO

Nos dia de hoje o conceito deidoso tem uma nova perspectiva, com o avanço da ciência melhoria da qualidade de vida e educação a população tem aumentado sua expectativa de vida se no século XIX a media de vida dos Brasileiros era de 50 anos nos dias atuais essa media é de 70 a 90 anos.
Devido a esses acontecimentos e o aumento da qualidade de vida a população esta apresentando doenças que antes eram desconhecidas, o exemplousado neste trabalho é a Doença de Alzheimer.
O numero de idosos que desenvolvem esta doença esta aumentando cada vez mais, e com isso tentamos desenvolver soluções que facilitem a vida tanto dos portadores desta doença quanto dos familiares envolvidos em seu dia a dia.
Este artigo se baseou em revisões literárias direcionadas aos cuidados dos portadores de doença de Alzheimer, implementado osmétodos de enfermagem e soluções que diminuem o stress tanto dos pacientes quanto dos cuidadores.

Palavras-Chave: Cuidador idoso mal de Alzhaimer

abstract

In Today the concept of elderly have a new perspective with the advancement of science improving quality of life and education population has increased life expectancy in the ninth century the average life of the Brazilians was fifty yeartoday the average is seventy to ninety.
Due to these events and improved quality of life for this population presenting diseases that were previously unknown, the example used in this paper is Alzheimer's Disease.
The number of older people who develop this disease is increasing more and more, and with that we try to develop solutions that facilitate the lives of both patients with this diseaseand their families involved in day to day.
This article is based on literature reviews directed to the care of people with Alzheimer's disease, implemented methods and solutions that reduce nursing stress both patients and caregivers.

Keywords: Elderly Caregiver of Evil Alzhaimer





1. Introdução.

O conceito de idoso possui dois alicerces: o biológico, onde precisamente asenilidade é demarcada através da diminuição gradativa de determinadas características físicas e pelo estatuto do idoso refere-se às pessoas acima de 60 anos; o alicerce instrumental que aborda os aspectos de caráter social, isto é distingue a situação do individuo considerando a família, o mercado de trabalho e outras esferas da vida social e pode-se afirmar que o momento demográfico pelo qual passao Brasil, com o aumento da longevidade, as baixas taxas de fecundidade e uma urbanização acelerada, geram um aumento da população idosa, comparado a outras faixas etárias, estes fatores que se uniram a alta fecundidade prevalente no passado, comparado ao atual e da redução da mortalidade, gerando o fenômeno chamado envelhecimento e longevidade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)em 2011 foram levantados alguns dados estatísticos, entre 1950 e 2025 a população de idosos no Brasil crescerá em dezesseis vezes, o que, segundo o órgão supracitado, colocará o País na sexta posição de população idosa no mundo, com isso os problemas trazidos com esse processo no que diz respeito à saúde são, na maioria dos casos, aumento dos custos com doenças infecciosas, nutricionais e crônicasque requerem cuidados continuados. Dentre os problemas crônicos tem-se os neuropsiquiátricos onde se destaca a demência, que se caracteriza por uma diminuição das funções cognitivas intelectuais podendo incluir perdas de memória e da abstração do raciocínio do senso critico e da linguagem e nos quadros de demência ocorre manutenção da consciência e severidades suficientes para interferir nas...
tracking img