O pré modernismo no brasil

O Modernismo no Brasil

O movimento denominado Modernismo iniciou-se em 11 de fevereiro de 1922, com o evento chamado “Semana da Arte Moderna”. Mas muitos consideram o inicio do movimento a partirdo ano de 1920, pois as características modernistas já haviam sido incorporadas aos escritores pré-modernistas.
A Semana de Arte Moderna foi um evento ocorrido no Teatro Municipal de São Paulo, oqual contou com inúmeros eventos, como apresentação de conferências, leitura de poemas, dança e música e vários grandes nomes da literatura brasileiras, tais como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Máriode Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida e muitos outros.
A arte exposta nesse evento causou uma enorme polêmica àsociedade da época, e atravessou o século XX, nos impressionando até os dias de hoje.
Características do modernismo:
1) LIBERDADE DE EXPRESSÃO
A importância maior das vanguardas residiu no triunfo deuma concepção inteiramente libertária da criação artística. O pintor, o escritor ou o músico não precisam se guiar por outras leis que não as de sua própria interioridade e seu próprio arbítrio. Aliberdade só poderá ser cerceda por regimes autoritários que proibem a circulação dos objetos artísticos. Caso contrário, todas as normas foram abolidas.
2) INCORPORAÇÃO DO COTIDIANO
Uma das maioresconquistas do modernismo, a valorização da vida cotidiana traz para uma abertura temática sem precedentes pois, até então, apenas assuntos "sublimes" tinham direito indiscutível ao mundo literário. Agora,o prosaico, o diário, o grosseiro, o vulgar, o resíduo e o lixo tornam-se os motivos centrais da estética modernista. A aventura do cotidiano leva o artista a romper com os esquemas de vida burguesa.Ele descobre o folclórico e o popular, elementos dos quais se apropiará, muitas vezes indevidamente. Acima de tudo, o artista está consciente de que todos os objetos podem se tornar literários....